Milhares nos Claustros para ouvir Quim Barreiros e RS3
13 de agosto, 2012
Milhares de pessoas juntaram-se, ontem, dia 12 de agosto, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos para ouvir as bandas de músicas que deram por encerrado o programa festivo do Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto, uma festa que teve como objetivo divulgar os usos e costumes da região, proporcionando à população, especialmente aos emigrantes, um contato com as suas raízes e com os produtos locais.
Os RS3 e o artista popular Quim Barreiros fizeram ‘as delícias’ aos amantes da música tradicional, que dançaram e cantaram os mais conhecidos temas da atualidade e também os ‘clássicos’ da música popular portuguesa.
A animação esteve ao rubro, encerrando com chave de ouro a edição 2012 do Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto.
Convidado a subir ao palco, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, cumprimentou todos os presentes regozijando-se com o convívio e com a animação que este Encontro das Comunidades proporcionou a todos os participantes e visitantes nesta festa que teve como cenários a Praça da República e os Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
No final, o autarca fez um balanço muito positivo desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto, com o apoio da cooperativa Basto Vida, da Delegação do Ave da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e da Mútua de Basto/Norte.
Recorde-se que o Encontro das Comunidades, que chegou ontem ao fim, organizou um programa muito rico e variado que atraiu públicos de diferentes faixas etárias.
Teatro, Flash Mob, concursos de produtos locais, exposição, peddy paper, garraida, folclore, zés pereiras, concertinas e a Festa da Juventude completaram o programa, ao qual se associaram 35 expositores de produtos hortícolas, fumeiro, vinhos, mel, licores, doces, broa, azeite, entre outros, e também alguns artesãos da terra e da região.
Com esta iniciativa, o Município de Cabeceiras de Basto pretendeu promover os produtos da região e o turismo; valorizar o património cultural, a história e a etnografia do concelho; evidenciar a especificidade da nossa vivência comunitária; divulgar os usos e costumes da região, assim como promover o desenvolvimento local e regional.