Cabeceiras de Basto acolhe Encontro das comunidades
Iniciativa proporciona aos emigrantes contato com as suas raízes
9 de agosto, 2012
Cabeceiras de Basto prepara-se para acolher a partir de amanhã, dia 10 de agosto e até ao próximo domingo, dia 12 de agosto, o Encontro das Comunidades. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela EMUNIBASTO, E.E.M., com o apoio da cooperativa Basto Vida, que este ano tem como cenários a Praça da República e os Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A realização deste Encontro das Comunidades, visa divulgar os usos e costumes da região, proporcionando à população, especialmente aos emigrantes, um contato com as suas raízes, ao mesmo tempo que é possível dar a conhecer os produtos locais e as tradições da região.
Dezenas de expositores de setores como hortícola, fumeiro, vinhos, mel, licores, doces, azeite, entre outros, a que se associam alguns artesãos da terra e da região, estarão presentes, dando assim corpo à exposição que estará patente ao público nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Exposição esta, que integra ainda stands alusivos às comunidades geminadas com Cabeceiras de Basto.
O certame propriamente dito, tem início amanhã, Sexta-feira, dia 10 de Agosto, com a abertura oficial pelas 18h00m. Durante a abertura, está previsto um programa de animação com uma tocata de concertinas e com a presença do grupo de bombos Zés Pereiras.
Neste primeiro dia, pelas 21h30m, destaca-se a apresentação do espetáculo de teatro ‘Terra Batida’ protagonizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Com os alunos da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (USCab) no elenco, a peça conta com a participação especial dos Cavaquinhos da Raposeira, Oficina de Interpretação Teatral do CTCMCB, do Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’ e da violinista Sofia Fernandes. ‘Terra Batida’ traz assim, “à memória o passado, os usos, costumes e tradições de um povo” que dedicou uma vida ao trabalho da terra, pretendendo mostrar aos mais novos e recordar aos mais velhos o que se passava em uma qualquer aldeia de Cabeceiras de Basto há 40, 50 anos.
A produção deste espetáculo levada a cabo pelo CTCMCB – marca cultural que aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção sociocultural, onde se trabalham as memórias, as tradições o património material e imaterial enquanto fontes de pesquisa e ferramentas para a preservação e revitalização da identidade da região de Basto – resulta de uma aposta na formação artística em contexto de aprendizagem, não formal, nas áreas da interpretação, expressão plástica e iniciação teatral para crianças.
No Sábado, dia 11, pelas 10h00m, abre ao público a exposição/mostra de produtos locais, altura em que tem início também o Concurso do Mel e da Broa, assim como o Concurso de Raças Autóctones (galinhas, ovelhas e cabras), todos destinados aos produtores de Cabeceiras de Basto. O programa prossegue pelas 14h30m com o peddy paper «Vem conhecer o teu património» e com uma tocata de concertinas, agendada para as 15h00m protagonizada pelo grupo local SDF. Ás 19h00m, terá lugar um Flash Mob na Praça da República alusivo ao tema 'A Multiculturalidade como veículo privilegiado para a paz mundial', seguindo-se a inauguração da exposição de pintura apresentada pela Associação Arts et Couleurs de Rives, terra francesa que se encontra geminada com a freguesia sede desta vila, Refojos de Basto.
À noite, a partir das 21h30m, destaque para a atuação do Grupo Folclórico «As Lavradeiras da vila de Cavez», nos Claustros do Mosteiro, seguida de uma Garraiada, no Parque do Mosteiro. Após o encerramento da exposição, a festa prossegue, desta feita na piscina descoberta de Refojos de Basto, em terrenos contíguos ao Centro Hípico, onde terá lugar o Festival da Juventude, uma iniciativa que pretende comemorar o dia Internacional da Juventude.
No dia 12 de agosto, a abertura da exposição dos produtos locais, está prevista para as 14h30m. Segue-se a atuação do Grupo RS3, abrindo assim, o programa festivo de Domingo, pelas 15h30m, secundado pela atuação do conhecido artista popular «Quim Barreiros». O Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto encerra às 19h00m.