Monte da Sra. da Orada recebeu centenas de romeiros
Devotos associaram-se à iniciativa religiosa
7 de agosto, 2012
A convite da Comissão de Festas, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, participou no dia 5 de agosto, na procissão em honra da Sra. da Orada, no alto do monte com o mesmo nome, na freguesia de Refojos.
Estiveram também presentes neste ato religioso o presidente da Junta de Freguesia de Passos, um representante da Junta de Freguesia de Passos e o vereador das Freguesias, Francisco Pereira.
Centenas de devotos romeiros associaram-se à iniciativa religiosa, uma festa com grande significado não só para as gentes de Passos como da Cucana, na freguesia de Refojos. Segundo reza a história, era naquele local, embrenhado na montanha, que D. Nuno Álvares Pereira prestava o seu culto à Senhora da Orada.
Muitas crianças, jovens e adultos do concelho, principalmente de Passos e Cucana, associaram-se a esta celebração no alto da serra sobranceira às freguesias de Refojos, Alvite, Passos e Outeiro, dando corpo aos quadros litúrgicos e carregando os belos andores enfeitados com flores naturais.
As festas em honra da Sra. da Orada ficaram, ainda, marcadas pela realização de um sorteio, onde não faltaram os animais sorteados, com o intuito de ajudar a custear as festividades.
Refira-se que há uns anos atrás a Câmara Municipal beneficiou os acessos à Capela da Sra. da Orada, com piso em alcatrão. Também o arranjo do largo envolvente à referida capela foi conseguido, nos últimos anos, graças à boa colaboração das Comissões de Festas com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia de Refojos e Passos.
Se antes os peregrinos, romeiros e visitantes tinham que tinham que trilhar um caminho em terra batida, com muito pó, hoje as condições de acesso e de permanência no alto do monte da Sra. da Orada são incomparavelmente melhores.
A tradição, o bom cartaz das festas e as boas acessibilidades funcionam como um chamariz capaz de levar ao Monte da Sra. da Orada milhares de romeiros.