Brilhante Concerto de Órgão de Tubos no Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Com Filipe Veríssimo e Grupo Coral de S. Gonçalo de Amarante
9 de julho, 2012
O organista Filipe Veríssimo e o Grupo Coral de S. Gonçalo foram os convidados para o derradeiro Concerto do Órgão de Tubos, que teve lugar no dia 7 de julho, na Igreja de S. Miguel de Refojos, encerrando assim, o Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos do Baixo Tâmega 2012, que teve como cenários, os Mosteiros de Cabeceiras de Basto e de Amarante.
Uma iniciativa que atraiu dezenas de populares a que se associaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, a administradora da Emunibasto Drª Fátima Oliveira, o Arcipreste de Cabeceiras de Basto, Padre Marcelino, entre outros vereadores municipais, autarcas e convidados que ali se deslocaram para apreciar um brilhante espetáculo de canto e música.
Durante a noite ouviram-se vários temas que fizeram uma incursão ao longo dos tempos, destacando-se compositores como Francisco Correa de Arauxo, Manuel Rodrigues Coelho, Jacob Arcadel, Gabriel Fauré, W.A. Mozart, Frei Diogo da Conceição, J.S. Bach, entre outros autores de renome, magnificamente interpretados, ora pelo Órgão, ora pelo Grupo S. Gonçalo, ora conjuntamente, pelo Órgão e pelo Grupo.
De referir que o organista convidado, Filipe Veríssimo, natural do Porto, é licenciado em Música Sacra pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa. Como organista, tem realizado co mestria vários concertos, a maior parte das vezes integrados em festivais nacionais e internacionais de órgão seja em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica e Polónia. Faz parte de uma equipa internacional de organistas que estão a realizar, desde 2009, uma tourné europeia de concertos com a obra ‘La revolte des orgues’ para Grande Órgão, oito órgãos positivos, percursão e maestro do célebre organista e compositor francês, Jeal Guilou.
De referir que Filipe Veríssimo é detentor do 1º prémio do 1º Concurso Nacional de Órgão. Com uma agenda muito preenchida, os próximos concertos levarão o organista a apresentar-se em locais como, Arena de Verona, Catedral de Colónia, Basílica de Ottobeuren, Catedral de Viena e ainda noutros locais em Portugal, Itália, Alemanha e Polónia.
Durante o Concerto, o organista foi acompanhado pelo Grupo Coral de São Gonçalo, responsável pela animação litúrgico-musical das celebrações das comunidades paroquiais de São Gonçalo e de São Veríssimo, em Amarante, que abrilhantou o espectáculo entoando cânticos de grande beleza ora acompanhados pelo órgão, ora a solo.
É constituído por cerca de 30 pessoas, de idades e gerações diversas, sendo que a maior parte possui formação musical básica. Alguns há, que empreenderam uma formação superior, na área do canto e da música. O currículo deste grupo é feito de uma fidelidade quotidiana de serviço humilde à Igreja e à cultura popular.
Exímios no toque e no canto, os artistas – Filipe Veríssimo e Grupo Coral de S. Gonçalo - proporcionaram assim, um agradável serão musical a todos quantos se deslocaram à Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, para asssistir a mais um mangínifico concerto de órgão de tudos, encerrando desta forma, um ciclo de dois espetáculos agendados para este concelho, organizados pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, com o apoio do Ministério da Cultura, da Emunibasto e da paróquia de São Miguel de Refojos.