Corridas de Cavalos no Hipódromo de Cabeceiras de Basto
Provas contam para Campeonato Nacional de Trote e Galope
27 de junho, 2012
O Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, acolhe no póximo Domingo, dia 1 de julho de 2012, corridas de Cavalos. Trata-se de mais uma prova a realizar naquela pista municipal, localizada na freguesia de Abadim, em plena Serra da Cabreira, cujo início está agendado para as 16h00m.
Inscritos estão já algumas dezenas de participantes, provindos do Norte de Portugal, que ao longo da tarde vão disputar corridas a galope e a trote atrelado.
Trata-se de mais uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Trote e Galope que atrairá certamente um grande número de pessoas, à semelhança do que vem acontecendo em eventos anteriores, revelando-se um verdadeiro êxito.
Espectáculo e competição estarão presentes nesta jornada a realizar, naquele equipamento municipal, um dos mais atrativos da região Norte de Portugal, com dimensão Ibérica, que está em funcionamento desde julho de 2009.
Uma iniciativa, uma vez mais organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que conta com o apoio da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida e da Fundação Alter Real.
A realização de Corridas de Cavalos naquele espaço municipal insere-se na aposta que a Autarquia Cabeceirense tem vindo a fazer no setor equestre por considerar que este é uma mais valia para o concelho, seja na vertente turística, seja na vertente cultural e económica.
Tradicionalmente associado a esta terra de Basto, o cavalo foi ao longo dos tempos utilizado pelas suas gentes como meio de locomoção. Actualmente, está-lhe associada uma vertente mais lúdica, cuja dinâmica desportiva, recreativa e também terapêutica, tem vindo a conquistar adeptos, promovendo e divulgando as raças autóctones da região e do país e contribuindo para o desenvolvimento do concelho.
Neste âmbito, a Autarquia tem vindo a desenvolver projetos e a criar condições propícias à dinamização de atividades, exposições, feiras e certames, capazes de contribuir para a promoção, valorização e divulgação das raças autóctones, mas também da ocupação dos tempos livres das gentes da região, criando simultaneamente, dinâmicas sócio-culturais e económicas concelhias.
A construção do Centro Hípico e do Hipódromo Municipal, bem como a promoção de iniciativas como a Feira do Cavalo, são exemplo desta aposta municipal que procura a todo o tempo tirar partido das infra-estruturas existentes e das potencialidades desta terra, para promover e desenvolver Cabeceiras de Basto, gerando bem-estar para todos os que aqui vivem e aqueles que nos visitam.