Conteúdo

Milhares na Festa das Associações

Iniciativa chegou ao fim com um balanço muito positivo

25 de junho, 2012
Milhares na Festa das Associações
Cabeceiras de Basto viveu três dias de muita animação durante a décima segunda edição da Festa das Associações, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto e que contou com a colaboração de 44 associações e instituições do concelho e que juntou milhares de pessoas no recinto do Mercado Municipal.
Depois do arraial minhoto, no sábado à noite, que contou com a presença do escultor internacional Gonçalo Mabunda, que integrou o júri do concurso de marchas populares, o dia de ontem ficou marcado pela entrega de certificados a vários cursos de formação e pela entrega dos prémios aos participantes das provas desportivas, concurso de ‘Varandas Floridas’, concurso de marchas populares e melhor stand presente no certame.

O concurso de melhor stand da Feira das Associações distinguiu pelo segundo ano consecutivo o Externato S. Miguel de Refojos, ao qual foi entregue um prémio pecuniário de 200 euros, seguindo-se em segundo e em terceiro lugar a Associação Desportiva e Cultural São João Baptista de Bucos e a Associação de Cavaquinhos da Raposeira, que receberam 150 e 100 euros, respetivamente.

No que se refere ao IV Concurso Cabeceiras de Basto em Flor - Varandas Floridas, Maria Emília Pereira Gonçalves Barroso conquistou o 1.º prémio, Rosa Maria de Neiva Oliveira Basto o 2.º prémio e Maria Isabel Mesquita dos Santos Maia o 3.º prémio.

O Grupo Associativo do Samão (GAS) venceu o III Torneio de Futsal Feminino, uma iniciativa que decorreu no passado sábado, dia 23 de junho, no Pavilhão Desportivo de Refojos. O Grupo Desportivo de Cavez e a Associação Mais classificaram-se em segundo e terceiro lugar. O título de melhor guarda-redes foi conquistado por Joana Pereira, do Grupo Desportivo de Cavez, enquanto Raquel Silva, do Grupo Associativo do Samão, foi considerada a melhor marcadora.

De referir, ainda, que o VI Torneio Escolas de Formação de Futsal contou com três participantes: as Escolinhas bons de bola/Nogueiró – Braga, as Escolinhas Arnaldo Pereira – Chaves e a Contacto Futsal Club.

Coube ao presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, aos vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, aos presidentes das Juntas de Freguesia, à administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, à diretora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, assim como aos membros da Assembleia Municipal, entregar os prémios aos classificados nas várias provas e concursos.

No final, o presidente da Câmara Municipal incentivou as associações a continuarem o seu trabalho na dinamização e desenvolvimento do concelho Cabeceirense, e destacou o grande envolvimento das associações nesta edição 2012 da Festa das Associações, que deram brilhantismo a esta iniciativa, a título gratuito.

Ao longo de três dias, a organização preparou um conjunto de atividades de cariz lúdico e desportivo que animaram a Praça Francisco Xavier de Almeida Barreto, a Praça da República, o Pavilhão Desportivo de Refojos, a Piscina Municipal do Arco de Baúlhe e a Piscina Municipal de Refojos.

Pelo palco montado no Mercado Municipal passaram o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, a Banda Juvenil Cabeceirense, o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira, as concertinas da Casa da Música e da Casa do Povo do Arco de Baúlhe, o grupo de jovens artistas do Externato S. Miguel de Refojos ‘Slamming doors’ e o Rancho Folclórico de S. Nicolau. A animar a Festa das Associações estiveram, ainda, grupos de bombos e concertinas do concelho que percorreram o recinto com o seu animado repertório.

A décima segunda edição da Festa das Associações chegou ao fim com um balanço muito positivo, quer pela adesão das associações/instituições, quer pelo numeroso público que aplaudiu as iniciativas.

A Festa das Associações teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos entre as associações locais, estimulando as relações de cooperação entre os vários agentes associativos e a dinamização de diferentes associações, através de ações culturais, desportivas e de ocupação dos tempos livres.

Tendo em conta a atual conjuntura económica, e à semelhança do que vem acontecendo em outras iniciativas, a organização da Festa das Associações apostou na ‘prata da casa’, numa lógica de divulgação do trabalho desenvolvido pelas coletividades locais, que prontamente aderiram, participando sem custos no programa apresentado e pomovendo diferentes espetáculo que registaram o agrado do numero público que visitou o certame.
Scroll