Conteúdo

«Gerações Solidárias - Uma sociedade para todas as idades»

Palestra por Daniel Serrão

22 de junho, 2012
Prof. Daniel Serrão
Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto a associação concelhia CEDRHUS, promove na próxima segunda-feira, dia 25 de junho, uma palestra subordinada ao tema ‘Refletir para agir – Gerações solidárias: uma sociedade para todas as idades’. Trata-se de uma iniciativa que terá lugar no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, pelas 21h00m e terá como orador convidado o Professor Daniel Serrão.
Daniel Serrão, ilustre cidadão, professor catedrático, nascido em 1928 e licenciado em Medicina, área na qual se distiguiu ao longo da vida, pela sua dedicação e entrega concretizando inúmeros projetos. Entre outros, montou e dirigiu um Laboratório privado de Anatomia Patológica que, de julho de 1975 até dezembro de 2002, realizou um milhão e seiscentos mil exames histológicos e citológicos para hospitais públicos e para clientes privados.

Foi jubilado em Março de 1998. A sua vida profissional pauta-se ainda pela publicação de vários livros e artigos científicos, pela participação em conferências e pela autoria de vários artigos de imprensa, partilhando sempre os seus conhecimentos e a sua vasta experiência. É o mais antigo membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Esta palestra surge no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações"

Recorde-se que em Portugal, nos últimos 40 anos, a população com mais de 65 anos mais que duplicou, representando atualmente cerca de 17% do total da população. As projeções conhecidas relativamente à evolução da população nas próximas décadas indicam que em 2050 a população com 65 anos ou mais representará cerca de 32% do total da população.

Com as transformações verificadas na sociedade portuguesa, quer a nível demográfico quer a nível familiar, é necessário conceber novas formas de intervenção e ajustar as respostas sociais já existentes à nova realidade, nomeadamente com uma maior dinamização no apoio social desenvolvido no domicílio, assim como em estruturas de convívio, de combate ao isolamento e à exclusão social, prevenindo ou retardando a institucionalização do idoso.

De referir que essa é também uma preocupação da Autarquia Cabeceirense, no âmbito da qual criou a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto (CMPICB) que tem vindo a sinalizar várias situações de pessoas em risco no concelho de Cabeceiras de Basto.

Uma estrutura cujo intuito consiste em melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos que se encontrem em situação de dependência, tendo como objetivos a articulação da política de apoio a pessoas idosas e adultas, a nível municipal; a informação, sensibilização e responsabilização das famílias e da comunidade sobre os direitos das pessoas idosas e adultas dependentes; a difusão da informação; a agilização dos procedimentos para acesso a serviços disponíveis e a promoção de intervenções alternativas para apoio a pessoas idosas e adultas dependentes.

Atenta aos novos paradigmas sociais, a esta Comissão compete proceder ao levantamento e sinalização das situações sociais que, pela sua particular vulnerabilidade se revelem mais carecidas de apoio; acompanhar e encaminhar situações sinalizadas para os serviços competentes; promover, junto das pessoas idosas e adultos dependentes, informação, agilizando o processo aos serviços disponíveis; promover, com outras entidades, designadamente os Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Solidariedade e IPPSS’s, terapias e acompanhamento psicológico para pessoas idosas e adultas dependentes; desenvolver ações de promoção dos direitos e de prevenção das situações de perigo, particularmente em situações em que pessoas idosas e adultas dependentes sejam vítimas de violência; difundir, junto dos familiares, boas práticas de apoio a pessoas idosas e adultas dependentes, procurando respostas alternativas à negligência e ao abandono; promover a criação de uma rede de famílias de acolhimento e elaborar propostas e recomendações.
Scroll