Câmara apoia coletividades
Deliberações da reunião da Câmara Municipal
4 de junho, 2012
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião de câmara realizada sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, no edifício dos Paços do Concelho, o executivo cabeceirense decidiu prosseguir com o apoio às coletividades e/ou entidades através da disponibilização de espaços devolutos conferindo-lhes novas funcionalidades, mais ajustadas à sociedade atual e contribuindo desta forma para apoiar a realização de diversas iniciativas, dirigidas à população local.
Neste âmbito, e após já ter sido cedida uma das salas desocupadas da antiga escola primária de Eiró, localizada na freguesia de Riodouro, à ARCDR – Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Riodouro, agora transformada em sede e que permite o desenvolvimento de iniciativas lúdicas, culturais e desportivas, direcionadas para a população da freguesia, sobretudo para as camadas mais jovens, o executivo autorizou a cedência das instalações sanitárias anexas para utilização sempre que necessário no decurso das atividades levadas a cabo pela associação.
De referir que este antigo estabelecimento escolar, com duas salas de aulas, acolhe atualmente, numa das salas devolutas o Espaço de Convívio e Lazer de Eiró e na outra sala, a sede da associação da ARCDR. De referir também, que após a realização das obras de adaptação necessárias, a Câmara Municipal construiu, em terrenos anexos commumente designados de ‘recreio’, um polidesportivo com relva sintética que permite a realização de desportos e a ocupação salutar dos tempos livres dos habitantes da freguesia de Riodouro.
Além do polidesportivo, a Câmara Municipal procedeu também á beneficiação dos espaços exteriores, ali colocando mesas e bancos de apoio que permitem uma nova fruição do recinto não só pelos menos jovens que frequentam o Espaço de Convívio e Lazer, como dos associados e da população em geral.
Nesta reunião, a Câmara Municipal decidiu igualmente ceder, temporariamente, à Junta de Freguesia de Vilar de Cunhas, as Escolas Básicas do primeiro ciclo agora desativadas existentes nos lugares da Uz e de Cunhas. O objetivo prende-se com a necessidade daquela autarquia disponibilizar às populações ‘cravadas’ na zona mais serrana do concelho, espaços de fruição coletiva que permitam acolher a realização de atividades diversas e proporcionar momentos de convívio e de confraternização entre as pessoas que ali residem.
Nos dois casos, ao ceder as instalações devolutas que uma vez desocupadas acabariam por se deteriorar mais facilmente, a Câmara Municipal está a dar uma nova funcionalidade aos equipamentos públicos, colocando-os ao dispor da população e desta forma salvaguardando a conservação deste tipo de património edificado.