Conteúdo

Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou POM

após reúnião no auditório do Centro Hípico

3 de maio, 2012
Reunida no final de abril, no auditório do Centro Hípico, em Vinha de Mouros, Refojos de Basto, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Cabeceiras de Basto aprovou o Plano Operacional Municipal (POM).
Refira-se que o objetivo principal deste Plano Operacional Municipal é estabelecer de forma coordenada o envolvimento das entidades intervenientes na prevenção, vigilância e deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, no sentido de tornar claro o papel e a responsabilidade de cada um dos intervenientes, para uma campanha que se pretende global, isto é de todos os munícipes.

O POM assume-se como um guia para a intervenção na defesa da floresta contra incêndios. Este instrumento de apoio à Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) estabelece a desejada articulação de meios e organismos intervenientes, tendo em vista a maior eficiência e eficácia na defesa da floresta.

O Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios estabelece como objetivos estratégicos: articular os sistemas de vigilância e deteção com os meios de 1ª intervenção; reforçar a capacidade de 1.ª intervenção; reforçar o ataque ampliado e melhorar a eficácia do rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Scroll