Conteúdo

Dr. Mário Soares e Dr. António José Seguro visitam amanhã Cabeceiras

Comemorações do 25 de Abril prosseguem

26 de abril, 2012
Mario Soares
A convite da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Dr. Mário Soares e o Dr. António José Seguro participam amanhã, dia 27, nas comemorações do 38.º aniversário do 25 de Abril. O programa propriamente dito, começa pelas 17h00m, com a receção às entidades convidadas na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, seguindo-se, pelas 17h15m, uma visita à ‘Alameda Dr. Mário Soares’ (em frente ao Tribunal), local onde terá lugar o descerramento de uma placa alusiva.
Trata-se de um topónimo, entre outros, aprovado pelo executivo municipal na reunião camarária de 19 de junho de 2009, que homenageia desta forma o Dr. Mário Soares, enquanto político, ex-presidente da República, advogado e defensor dos direitos humanos.

Para as 17h45m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos (edifício da Câmara Municipal), está agendada a apresentação do livro ‘Palma Inácio e o Golpe dos Generais (1947)’, de autoria do cabeceirense Prof. Doutor Luís Vaz, seguindo-se a conferência ‘As Causas e os Valores de Abril e o Portugal de Hoje’, tendo como orador convidado o Dr. Mário Soares.

O programa comemorativo do 25 de Abril, prossegue no sábado, dia 28, com a apresentação da peça ‘Olhar Fraterno – tributo a Zeca Afonso’. Um espetáculo levado à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que está agendado para as 21h30m, no edifício do Centro Hípico, em Vinha de Mouros, Refojos de Basto.

Trata-se de uma peça de autoria de Armando Luís e Roberto Moreira, que nos remete para “um período muito importante da nossa história, mais concretamente na época de 1933 a 1974 em que Portugal viveu em ditadura, a ditadura Salazarista”. O espetáculo pretende assim, “dar a conhecer a vida, os amores, os desamores, a luta, o labirinto de emoções e sensações que o enorme Zeca Afonso viveu” no ano em que passam 25 anos após a sua morte.

Estas são por isso, as derradeiras açóes integradas no programa das comemorações concelhias do 25 de Abril, organizadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto, com o apoio da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Banda Cabeceirense. Um programa diversificado, inter-geracional, que de 21 a 28 de Abril, em diferentes ‘palcos’ do território, envolveu os cabeceirenses e enalteceu os valores da revolução dos cravos ocorrida em 1974.
Scroll