Conteúdo

Desfile de Moda encerra Semana da Floresta e da Primavera

Semana alcançou e até superou os objetivos

26 de março, 2012
Desfile de Moda encerra Semana da Floresta e da Primavera
Chegou ao fim a Semana da Floresta e da Primavera promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, com o apoio do Agrupamento de Escolas e do Externato de S. Miguel de Refojos. O desfile de moda ‘Nem os trapos são velhos’, promovido pelo Externato de S. Miguel de Refojos, animou a Praça da República, onde se juntaram centenas de pessoas.


O espetáculo foi animado pelo Grupo de Dança do Ginásio Companhia Atlética e pelas concertinas que percorreram o centro da vila Cabeceirense.

O desfile de moda teve como impulsionadora a jovem Ana Raquel Santos, aluna do Externato de S. Miguel de Refojos, que organizou o desfile no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso de Técnico de Organização de Eventos.

“Diversificar a oferta de animação em Cabeceiras de Basto, dando a conhecer a criatividade dos alunos de S. Miguel de Refojos, que foram estilistas por um dia” foi o grande objetivo deste desfile, destacou Ana Raquel, fazendo um balanço “muito positivo” do evento.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, a
Semana da Floresta e da Primavera “alcançou e até superou os objetivos” não só pelo programa da festa, mas também pelo público que se associou ao evento.

“O programa foi organizado para promover a adesão das pessoas e do movimento associativo e ao longo destes dias tivemos uma grande participação das associações, das IPSS e das pessoas, desde a comunidade escolar ao público em geral”, referiu o autarca, destacando a organização realizada em parceria com o movimento associativo.

E acrescentou: “o desfile de moda trouxe muito jovens à Praça e esta é uma forma de incentivarmos as pessoas a combater a depressão originada pela crise com a alegria que aqui transbordou durante este desfile”.

“Êxito, envolvimento e calor humano” é o resultado desta Semana da Floresta e da Primavera que chegou hoje ao fim.

Durante a manhã, a Associação Encanto Radical promoveu a caminha pelo Trilho Pedestre da Veiga, uma iniciativa que juntou muitos aficionados.

Ontem, dia 24 de março, a Associação de Roladores de Basto promoveu um passeio de bicicletas na floresta, com passagem por Vinha de Mouros, e a Associação de Antigos Atletas Cabeceirenses organizou uma animação desportiva no Parque do Mosteiro e o Baile da Primavera.

Ao longo desta semana, para além das atividades de sensibilização ambiental na Praça da República e Parque do Mosteiro, a organização do evento promoveu a plantação de árvores no Parque Florestal - Floresta Verde em Chacim e em Vila Nune, uma ação que incluiu a limpeza, retancha e poda das árvores, associando-se estas atividades ao Movimento Plantar Portugal. Alunos dos vários graus de ensino de Cabeceiras de Basto associaram-se a esta iniciativa que marcou a semana dedicada à floresta e à primavera.

O programa diversificado da Semana da Floresta e da Primavera ocorreu em vários pontos do concelho, tendo como destinatários os diferentes públicos.

À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa pretendeu sensibilizar para a importância da floresta, promovendo atitudes e modificando comportamentos no uso dos recursos naturais, nomeadamente da floresta, fortalecer a relação entre os alunos/comunidade e o meio natural, salientar a importância da gestão da floresta tendo em vista salvaguardar a biodiversidade e contribuir para a criação de uma consciência ecológica e o consequente aumento do interesse pela natureza.
Scroll