Conteúdo

Cabeceiras de Basto dedica Semana à Floresta e à Primavera

Iniciativa visa sensibilizar para a importância da floresta

15 de março, 2012
Cabeceiras de Basto dedica Semana à Floresta e à Primavera
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a salvaguarda do património natural, para a valorização do uso múltiplo da floresta e para a promoção dos produtos locais, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, com o apoio do Externato S. Miguel de Refojos e do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, leva a cabo, de 19 a 25 de março próximo, a Semana da Floresta e da Primavera.
Trata-se de uma iniciativa, cujo programa, diversificado, tem como cenário diferentes locais do território e como destinatários diferentes públicos, apresentando-se, como um elo de proximidade cultural e ambiental com a população. Assim sendo e à semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da floresta, promovendo atitudes e modificando comportamentos no uso dos recursos naturais, nomeadamente da floresta, fortalecer a relação entre os alunos/comunidade e o meio natural, salientar a importância da gestão da floresta tendo em vista salvaguardar a biodiversidade e contribuir para a criação de uma consciência ecológica e o consequente aumento do interesse pela natureza.

Neste âmbito, o programa aprovado prevê a realização de ações direcionadas sobretudo para a comunidade educativa a decorrer de 19 a 23 de março, assim como, ações direcionadas para a comunidade em geral, a realizar de 24 a 25 de março.

A Semana da Floresta e da Primavera começa na segunda-feira, dia 19 de março, pelas 9h30m, com a apresentação do livro ‘Conversas ao sol – uma viagem sobre a biodiversidade’. Uma obra que será apresentada pelo autor, Engº Abraão Veloso, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos. Segue-se a limpeza, retancha e pode de árvores nos ‘Parques Florestais – Floresta Verde’ localizados em Chacim - Refojos de Basto e em Vila Nune. Ações estas, associadas ao Movimento Plantar Portugal, que se repetem ao longo da semana, tal como diversas atividades de sensibilização a realizar no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros.

Durante a iniciativa serão igualmente realizadas várias ações na Praça da República, tais como ateliês de expressão plástica, atividades desportivas e radicais, uma exposição de espantalhos designada ‘Os Vigilantes Silenciosos’, oficinas criativas e ainda visitas à Casa Municipal da Cultura sob o tema ‘Este espaço também é teu’.

Do programa propriamente dito, destaque para a abertura oficial da exposição ‘A Floresta e os seus usos múltiplos’, prevista para o dia 20 de março, pelas 10h30m, que estará patente ao público, na Praça da República, até ao final do certame. Destaque também, mas no dia 21 de março, para a plantação de árvores em diversos locais do concelho e para a palestra alusiva ao ‘Uso múltiplo da floresta e prevenção de fogos florestais’ a proferir pelo edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, pelas 11h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

Ainda no dia 21 de março, destaque para o simulacro de combate a incêndios florestais no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, que contará com o apoio dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e com a participação do Clube da Floresta ‘Os Javaleiros’. No dia 22 de março, a Semana prossegue, destacando-se a ação de sensibilização para as boas práticas no tratamento de resíduos, a promover no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, pelas 9h30m. Uma ação que conta com o apoio da Resinorte.

Nos dias 24 e 25 de março, realce para a promoção gastronómica do cabrito das terras Altas do Minho nos restaurantes locais aderentes, iniciativa enquadrada no âmbito dos fins-se-semana gastronómicos em curso no norte de Portugal.

Além da exposição ‘A Floresta e os seus usos múltiplos’, é de referir, no dia 24 de março, o passeio de bicicletas na floresta a dinamizar pela Associação de Roladores de Basto, a animação desportiva no Parque do Mosteiro e a realização do Baile da Primavera, a cargo da Associação de Antigos Atletas Cabeceirenses.

No Domingo, dia 25 de março, derradeiro dia do programa, é de ressaltar a caminhada pelo Trilho Pedestre da Veiga, uma iniciativa organizada pela Associação Encanto Radical, a animação musical com concertinas e cavaquinhos agendada para as 15h00m e às 15h30m, o desfile de moda subordinado ao tema ‘Nem os trapos são velhos’, a ter lugar na Praça da República. Uma ação organizada pelo Externato S. Miguel de Refojos, que encerra esta Semana dedicada à Floresta e à Primavera.
Scroll