Basto Vida já rastreou 100 alunos no Externato S. Miguel de Refojos
Rastreios de saúde realizam-se semanalmente
12 de março, 2012
Na sequência do programa de saúde que a Basto Vida está a levar a cabo junto dos alunos e da comunidade educativa do Externato de S. Miguel de Refojos foram já efetuados 100 rastreios de enfermagem e audiologia.
Este número é o resultado das três iniciativas desenvolvidas pela cooperativa Basto Vida nos dias 13 e 27 de fevereiro e no dia 5 de março, que pretende chegar aos 510 alunos do 10.º ao 12.º ano do ensino regular e profissional do Externato de S. Miguel.
De salientar que os rastreios de saúde realizam-se semanalmente, às segundas-feiras, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.
Avaliar os parâmetros de saúde, nomeadamente a tensão arterial, frequência cardíaca, peso, altura, índice de massa corporal, perímetro abdominal, glicemia (se necessário), colesterol, espirometria, SPO2 e eletrocardiograma, são os objetivos desta iniciativa.
O programa de rastreios de saúde da Basto Vida prevê, ainda, a realização de rastreios audiológicos efetuados por um audiologista que procede a um conjunto de exames indolores, inofensivos, fáceis e rápidos que avaliam o estado de cada um dos participantes. Este rastreio consiste no preenchimento de um questionário/anamnese por parte do participante, sendo posteriormente realizada a otoscopia e o audiograma tonal via aérea.
Estas são por isso, algumas das ações a levar a cabo no âmbito do Plano de Atividades aprovado para o presente ano por esta Cooperativa que tem como objeto principal a prestação de serviços de interesse geral e a promoção do acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais, designadamente apoio social e cuidados de saúde, na área do Município de Cabeceiras de Basto e no âmbito das atribuições e competências fixadas aos Municípios.
Os rastreios são realizados no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC), atualmente sob a alçada da Régie Cooperativa Basto Vida, que semanalmente ‘estaciona’ no Externato S. Miguel de Refojos.
Este Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, implementado em 2003, resulta da estratégia que visa a criação de serviços de proximidade à população, tendo em vista um atendimento de qualidade, uma melhoria do acesso a um serviço social integrado, a divulgação de informação que promova a cidadania e a participação dos cidadãos, bem como a aproximação de uma equipa dinâmica às comunidades, estando atenta à sua vivência, designadamente aos grupos vulneráveis da sociedade, como sejam crianças, idosos, desempregados de longa duração e mulheres.
De referir ainda que o PMAC tem como principal objectivo apoiar as populações dos lugares mais isolados e distantes da sede do concelho, mas também promover campanhas de sensibilização, para a assunção de hábitos de vida mais saudáveis, junto das várias faixas etárias da população cabeceirense.