Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reformula projeto do Centro de Teatro
Grupo dinamiza três oficinas
8 de março, 2012
Dezenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, assistiram ontem, dia 6 de março, à reabertura do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), um projeto reformulado pelo Município, a pensar nos vários públicos a que se destina.
A sessão que decorreu no Auditório do Mercado Municipal contou com as presenças do vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, e da administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, e serviu para apresentar o grupo de trabalho a todos os inscritos no Centro, assim como os seus principais objetivos e programação para o presente ano.
Trata-se de uma aposta forte desta Câmara Municipal nas artes tradicionais, dando-se assim resposta aos anseios, sobretudo, dos mais jovens.
O CTCMCB encontra-se a dinamizar três oficinas que pretendem “despertar” os intervenientes para as diferentes artes, nomeadamente o teatro, a dança e a música.
A Oficina de Expressão Plástica tem como objetivo prioritário proporcionar a vários e diversificados públicos o contacto com as artes tradicionais e técnicas no estudo e pesquisa de novas formas e objetos remetendo-as sempre para a história e tradição local; a Oficina de Jogos Dramáticos promove o desenvolvimento social, cultural e artístico de crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania cada vez mais completa e afetiva; e a Oficina de Interpretação Teatral, como espaço privilegiado de partilha nas diversas formas de expressão artística, abarca não só a arte do ator como também a dança, a música, as artes circenses, etc.
A equipa é composta por Armando Luís e Roberto Moreira, co-diretores artísticos, Joana Veloso, diretora técnica, e Alexandre Reis que é o responsável pela produção e comunicação do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
A “reapresentação do projeto do Centro de Teatro” levará os participantes a “comungar a paixão pelo teatro”, salientou o vereador da Cultura na sessão de abertura das oficinas, desejando um “futuro promissor” à equipa de trabalho.
Considerando que “o projeto de Cultura é determinante” para a comunidade, Domingos Machado afirmou: “estamos aqui a ousar fazer a nossa história”.
De acordo com o vereador da pasta da Cultura, “a Câmara Municipal está empenhada em que o projeto do Centro de Teatro se prolongue no tempo”.
Para o diretor de produção e comunicação, Alexandre Reis, 2012 representa a “refundação do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que surge com a nova designação - CTCMCB.
De acordo com Armando Luís e Roberto Moreia, o Centro de Teatro assume-se como “um centro de memórias, de tradições e de património que pretende manter viva a cultura” local. Por isso, nas três oficinas temáticas serão “trabalhadas as memórias e as tradições porque queremos contar histórias sobre esta terra e sobre as suas gentes”, justificaram os co-diretores artísticos.
Este ano, o Centro de Teatro vai trabalhar também, com a Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (USCab) na preparação de um espetáculo sobre a vida da aldeia, estando também previsto um espetáculo teatral no cartaz da Feira e Festas do Concelho em honra de S. Miguel.
O primeiro trabalho deste Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto realiza-se no âmbito da Semana da Floresta e da Primavera, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto a ter lugar durante os dias 19 e 25 de março. ‘Vamos plantar uma ideia’ é a primeira ação a ser desenvolvida pelo Centro.
O ‘Olhar Fraterno’ sobre a vida de Zeca Afonso, as diversas ações em instalações e espaços públicos, a celebração do Dia Mundial da Criança, o espetáculo da Oficina de Jogos Dramáticos, o espetáculo ‘Terra Batida’ protagonizado pela USCab e a ‘Bruxa de Monte Córdova’ na Feira e Festas do Concelho são as principais realizações do CTCMCB para este ano de 2012.
De salientar que a Oficina de interpretação Teatral decorre às terças e quartas-feiras das 20h30-22h00; a Oficina de Expressão Plástica às terças e quartas-feiras das 17h45-18h45 e às quintas-feiras das 20h30-22h00 e a Oficina de Jogos Dramáticos (para crianças dos 6 aos 10 anos) às terças e quartas-feiras das 17h45-18h45. A participação nestas oficinas que se pretendem inclusivas e integradas num projecto de intervenção social, artística e comunitária é gratuita.
Pretende-se que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto seja um mediador entre gerações passadas e presentes, unindo diferentes visões e práticas num ato único.