Conteúdo

Direção de Cooperação Territorial Galiza visitou Cabeceiras de Basto

Visitas constituem pontos de partida para a dinamização de projectos conjuntos

24 de fevereiro, 2012
Direção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal visitou Cabeceiras de Basto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu no dia 22 de fevereiro, a visita da direção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (AECT). A Dr.ª Elvira Vieira e o Dr. Juan Liron Lago, começaram por visitar os Paços do Concelho, onde, numa breve reunião em que esteve também presente o Vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, apresentaram as áreas de incidência deste Agrupamento Europeu, assim como, as ações desenvolvidas e a desenvolver em prol da cooperação territorial entre a Galiza e o Norte de Portugal.
 
De referir que o objetivo do AECT consiste em fomentar a cooperação inter-territorial, transfonteiriça, que pode desenvolver-se em vários níveis, articulando políticas comuns (Galiza-Norte de Portugal) seja na cultura, no turismo ou através do Banco de Terras.

Refira-se que o edil Cabeceirense, Engº. Joaquim Barreto é um dos principais impulsionadores do Banco de Terras no Norte de Portugal, liderando o processo de constituição de um banco com características similares às da entidade galega, que o autarca teve oportunidade de conhecer no passado mês de Outubro, na visita em que acompanhou o Secretário de Estado das Florestas, Eng.º Daniel Campelo, à sede do Banco de Terras da Galiza – Bantegal – em Santiago de Compostela, Espanha.

O principal objetivo foi conhecer a experiência e boas práticas do Bantegal para impulsionar e desenvolver um projecto similar no Norte de Portugal, mais precisamente na Mútua de Basto, associação concelhia que a direção da AECT visitou e onde se inteirou das dinâmicas implementadas no apoio ao agricultor/produtor em prol do desenvolvimento rural.

Estas visitas ao Banco de Terras da Galiza e agora de Portugal, constituem pontos de partida para a dinamização de projectos conjuntos entre o território espanhol e português, onde se pretende fomentar o intercâmbio de experiências e ideias em torno da mobilidade e do aproveitamento de terras agrícolas e florestais na Galiza e em Portugal.

De salientar ainda que, desta visita a Cabeceiras de Basto, saiu a ideia de preparar uma geminação entre este concelho e um município galego, por forma a estabelecer intercâmbios e dar início à cooperação com um município galego tendo em vista partilhar experiências e boas-práticas e identificar oportunidades de colaboração.

O programa da deslocação a Cabeceiras de Basto, integrou também, uma visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e ao Núcleo de Arte Sacra, assim como, ao Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, ao Centro Hípico e já, em plena serra da Cabreira, ao Hipódromo Municipal.

No final, e em jeito de balanço, o Dr. Juan Liron agradeceu o acolhimento da Autarquia Cabeceirense, manifestando na oportunidade, o seu agrado pelas dinâmicas empreendidas pelo Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, no concelho, assim como a vontade de, doravante, em conjunto, dar pequenos passos, mas passos seguros para cumprir objetivos.

Por sua vez o edil EngºJoaquim Barreto, agradeceu esta visita a Cabeceiras de Basto, referindo que foi uma honra receber a delegação da AECT. O autarca salientou na ocasião, a identidade entre estes dois territórios, já que “temos projetos comuns – banco de terras – e como tal queremos ter um melhor conhecimento da realidade galega para construir e consolidar projetos de interesse para as duas regiões”.

Por fim, a Drª Elvira Vieira, disse que “o AECT estará de portas abertas para levar a cabo projetos comuns, financiados ou não, que promovam o desenvolvimento das regiões”. Manifestou igualmente a disponibilidade do Agrupamento e dos seus dirigentes para apoiar e prosseguir com a dinamização de propósitos comuns conducentes ao desenvolvimento sócio-cultural e económico deste espaço territorial Galiza-Norte de Portugal.
Scroll