Conteúdo

Autarquia apoia investidores

Deliberações da reunião do dia 26 de janeiro de 2012

31 de janeiro, 2012
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião camarária, realizada no edifício dos paços do concelho, sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, destaca-se entre outros assuntos, a autorização concedida para a transmissão de posição contratual do lote nº 5 do Loteamento da Zona Industrial da Ranha, na freguesia de Abadim, deste concelho, assim como, a prorrogação dos prazos para o início das construções na Zona Industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).
Trata-se de duas singelas medidas que visam apoiar os investidores neste concelho, tendo em conta a actual conjuntura sócio-económica, e que, uma vez autorizadas, permitem agilizar procedimentos e/ou atenuar dificuldades sentidas.

Recorde-se que o Município de Cabeceiras de Basto tem vindo de alguns anos a esta parte a fazer uma forte aposta na criação de zonas industriais em vários locais do território, criando condições propícias ao investimento seja por parte dos Cabeceirenses, seja por parte de investidores de fora do concelho, capazes de contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentada e ordenada, diversificando o tecido industrial concelhio e regulando a oferta do solo industrial. Por outro lado, a criação de zonas industriais no concelho propicia a fixação das pessoas e o consequente fomento de emprego nesta terra de Basto.

De referir que em Cabeceiras de Basto existem os pólos industriais de Lameiros, na freguesia de Refojos, Olela, na freguesia de Basto (Sta. Senhorinha), Ranha, na freguesia de Abadim, Vila Nune e Cabeceiras de Basto (S. Nicolau). Prevista está também a construção de uma zona industrial no Arco de Baúlhe, já projectada e uma outra em Cavez.

Fixar a população e atrair investimento, são, tal como referido, dos principais objectivos do Município Cabeceirense, motivo pela qual este aprovou recentemente as condições de venda para os lotes a alienar a jovens com idades compreedidas entre os 18 e os 35 anos de idade, que passam a beneficiar de incentivos e descontos de 25 por cento no acto de aquisição das respectivas parcelas de terreno. São por isso, medidas de apoio aos jovens que também se aplicam no loteamento das Cerdeirinhas, localizado nas imediações da vila e que se destinam à habitação.

As zonas industriais já construídas estão dotadas de bons acessos e das infra-estruturas necessárias para a laboração das respectivas unidades produtivas.

Por fim, a Câmara Municipal indicou como seu representante para o cargo de secretário da direcção da Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – Probasto, o Presidente da Autarquia, Engº Joaquim Barreto, que nas suas faltas e impedimentos deverá ser substituido pelo Vereador, Dr. Jorge Machado.
Scroll