Conteúdo

Executivo municipal aprova voto de pesar pelo falecimento do «Nelo da Garangem»

Deliberações da última reunião de Câmara

13 de janeiro, 2012
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas pelo executivo cabeceirense na última reunião, realizada no dia 12 de janeiro, sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, a Câmara Municipal decidiu aprovar um voto de pesar pelo falecimento do cidadão Manuel Machado Teixeira Mendes.


Trata-se de uma figura popular, extremamente conhecida não só no Arco de Baúlhe, como em todo o concelho, mas também por numerosas pessoas de outras localidades e regiões do país que com ele se cruzaram no Posto de Abastecimento de Combustíveis do Arco de Baúlhe, local onde trabalhou durante várias décadas.

Falecido no dia 11 de dezembro de 2011, Manuel Machado Teixeira Mendes, nasceu em 12 de dezembro de 1930 na freguesia e vila do Arco de Baúlhe, do Município de Cabeceiras de Basto.
Começou com 21 anos, após o serviço militar, a sua profissão de Gasolineiro no Posto de Abastecimento e nunca mais largou esse trabalho. Conheceu muitos milhares de automobilistas e camionistas de origens e paradeiros variados, fazendo em muitos deles grandes amizades e granjeando inusitada simpatia, sendo por isso tratado carinhosamente por todos que o conheciam por ‘Nelo da Garagem’.

A sua forma simples de ser e o bom humor que o caracterizava tornaram-no numa figura típica incontornável deste meio, merecedor de atenções e apreço de muita gente que o olhava como uma referência de entrega e dedicação a uma profissão ingrata e arriscada que exerceu ao longo de 50 anos.

A sua figura tornou-se ainda conhecida e apreciada no meio também pelo contributo que deu, como atleta, ao Desportivo do Arco de Baúlhe, na posição de guarda-redes destemido e de reconhecido valor futebolístico.

Recorde-se que foi pela sua vida de trabalho e sacrifício, entrega e dedicação que dignificaram a profissão e o clube da terra, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tinha já deliberado por unanimidade, no ano de 2000, agraciar este cidadão com a Medalha Municipal de Bons Serviços, Grau Prata.

Com o seu recente desaparecimento que representa uma triste perda para a família, para os amigos, para o Arco de Baúlhe e para o concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu agora, nesta reunião, aprovar um voto de pesar pela sua morte e dele dar conhecimento à sua família.
Scroll