Câmara aprova Plano de Actividades e Orçamento da Emunibasto para 2012
Deliberações da reunião de Câmara do dia 15 de Dezembro de 2011
27 de dezembro, 2011
Sob a Presidência do Engº Joaquim Barreto, o Executivo Municipal aprovou na última reunião realizada no edifício dos Paços do Concelho, o Plano de Actividades e Orçamento da empresa municipal EMUNIBASTO, para o ano de 2012. Trata-se de uma empresa de prestação de serviços para a Educação, Formação, Cultura, Desporto, Tempos Livres e Turismo que desenvolve a sua actividade de acordo com as orientações definidas pelo Município, executando os serviços para os quais se encontra vocacionada e que são da sua competência.
Dia Mundial da Criança
Feira do Cavalo
A Hora do Conto - Semana da Educação
O documento agora aprovado salienta o desenvolvimento de iniciativas de cariz imaterial, cuja promoção em muito contribui para o bem-estar e para a valorização das pessoas deste concelho.
Assim, a Emunibasto prevê continuar a apostar na dinamização das diferentes estruturas municipais que gere, bem como, na implementação de projectos educativos impulsionados em parceria com outras entidades.
A actividade desta empresa municipal dá também grande atenção ao serviço de transporte escolar, à gestão das cantinas escolares que servem o 1º ciclo e o pré-escolar, assim como ao desenvolvimento das acções de enriquecimento curricular do 1º ciclo, através da actividade física e desportiva, da educação musical, da expressão plástica, das ciências experimentais e do inglês.
No que diz respeito ao pré-escolar, este plano prossegue com o prolongamento de horário nos jardins-de-infância procurando satisfazer as necessidades do maior número de famílias. A aposta na formação profissional e na qualificação dos recursos humanos são outras das preocupações expressas nos documentos agora aprovados.
No que se prende com a cultura, estão previstas diversas iniciativas heterogéneas que vão desde a cultura erudita à cultura popular, tais como exposições, concertos, espectáculos, formação musical, entre outras actividades sócio-culturais, que têm como objectivo reviver tradições, promover o património cultural e as potencialidades da nossa terra, envolvendo os agentes locais e a população em geral.
Melhorar as condições de acesso à cultura, nomeadamente através do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, projecto agregador e transformador que disponibiliza uma panóplia de ‘oficinas’ a consequentemente o acesso a diferentes formas de expressão artística, passando pela preservação e defesa do património cultural, constituem alguns dos objectivos nucleares deste sector.
De salientar ainda, neste Plano, a realização de actividades diversas a desenvolver nos diversos equipamentos municipais, privilegiando de igual forma, o desporto de natureza como as caminhadas, os percursos pedestres, os desportos de aventura, os passeios de BTT e de cicloturismo.
Os sectores do turismo, dos tempos livres e do lazer constituem outras das apostas da empresa municipal, através da divulgação das potencialidades do nosso território, destacando-se a dinamização dos vários equipamentos, através da promoção de várias actividades lúdicas e equestres.
Prevista está também ao longo do ano, a realização de diversas iniciativas sócio-culturais e recreativas, de que se destacam, os Cantares dos Reis das Escolas e das Janeiras, o Corso Carnavalesco, a Festa da Orelheira e do Fumeiro, a Semana da Primavera e da Floresta, a Feira do 1º de Maio, a Semana da Cultura e Feira Medieval e o Dia Mundial da Criança. A Feira do Cavalo, a Festa das Associações, as Noites de Verão, a Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, o Festival Folclórico Internacional de Basto, as Festas do Concelho e a Agro-Basto, a Semana da Educação e o Encontro de Quadras de S. Martinho, assim como a Passagem de ano popular, estão igualmente previstas no rol das actividades a realizar em 2012.
O Plano de Actividades da EMUNIBASTO, cujo orçamento é de 2.642.233,11 euros, destina-se assim, à realização de actividades diversas nos sectores da educação, formação, cultura, turismo, desporto e tempos livres, cuja execução conta, na sua maioria, com a colaboração de diversas entidades, associações e colectividades locais.