Museu das Terras de Basto prepara «Mercadinho dos sabores e dos saberes»
6 de dezembro, 2011
Integrado no Plano de Actividades aprovado para o presente ano, o Museu das Terras de Basto, promove no próximo Sábado, dia 10 de Dezembro, o «Mercadinho dos sabores e dos saberes». Trata-se de uma iniciativa dinamizada no âmbito do Serviço Educativo do Museu que contempla um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas destinadas a todas as faixas etárias da população e que têm como objectivo desafiar a comunidade a visitar o espólio existente e a participar nas acções propostas.
Actividades estas, que são todas gratuitas e destinam-se, na sua maioria, ao ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, assim como aos utentes dos Espaços de Convívio e Lazer e dos Centros de Dia, bem como à população em geral, cuja participação tem vindo a agregar várias gerações na partilha de conhecimentos e de velhas vivências.
O «Mercadinho dos sabores e dos saberes» conclui assim, um conjunto de acções levadas a cabo ao longo do ano naquele espaço museológico entre as quais, as comemorações alusivas aos Dias do Pai e da Mãe, a Páscoa no Museu, a Semana dos Museus, a Semana da Criança e o S. Martinho.
Num concelho de matriz essencialmente rural, é frequente as pessoas cultivarem os seus produtos que se destinam sobretudo a consumo próprio, mas cuja produção encerra saberes e sabores de outras épocas, motivo pela qual, durante este «Mercadinho», a ter lugar no Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, entre as 15 e as 17h30 horas, serão apresentados produtos da terra e alguns dos pratos que com eles se confeccionam.
À venda estarão abóboras de diversas qualidades, cebolas, tronchas, nozes, figos, codornos, maçãs, ovos, vinho, chouriço, salpicão, alheiras e mel. Não faltará a broa e o bolo de chouriço, bem como, alguns doces nomeadamente, filhós, mexidos, codornos em vinho ou rabanadas de vinho.
Haverá também exposição e venda de produtos em lã feitos pelas ‘Mulheres de Bucos’, assim como, artesanato em latoaria e miniaturas de alfaias agrícolas manufacturadas em madeira.
O externato de S. Miguel de Refojos vai colaborar nesta iniciativa através da participação de alguns dos seus alunos na recepção e atendimento aos visitantes.
Enquanto decorre o «Mercadinho dos sabores e dos saberes», os visitantes podem ainda ‘espreitar’ a exposição ‘Comboio a comboio se percorre o mundo…’ que se encontra patente ao público naquele equipameno cultural. Uma colectânea de comboios americanos em miniatura, réplicas de máquinas como ‘Super Chief’, utilizado pela empresa Atchison, Topeka e Santa Fé Railway, Locomotiva a diesel EMD F7 da UP, entre outros exemplares que podem ser observados e cuja organização contou com o apoio da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios.
De referir que a história dos comboios em Portugal e no mundo é o ponto de partida para a promoção de programas diversificados que o Museu das Terras de Basto disponibiliza tendo em vista atrair diferentes tipos de público, seja ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, ao Núcleo de Arte Sacra ou à Casa da Lã, valências que integram este equipamento cultural polinucleado concelhio.