Conteúdo

Executivo Cabeceirense reuniu sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto

21 de novembro, 2011
Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu ontem, dia 17 de Novembro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Dos assuntos tratados, destaque para a anulação do concurso público para a empreitada de ‘Requalificação da ER 311-Ligação de Cabeceiras a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’.

 
Uma obra, cuja abertura do Concurso Público antes mencionado e agora anulado, foi apresentada no pressuposto de que poderia ser objecto de comparticipação de fundos comunitários. Volvidos três meses, e apesar dos vários contactos efectuados pela Câmara Municipal junto da Autoridade de Gestão do ON.2, não há ainda garantia de financiamento desta obra através de verbas do QREN.
Assim, perante esta situação de indefinição quanto ao financiamento comunitário, e dado que é urgente uma intervenção em toda a exensão da ER 311, foi sugerida a realização de algumas obras por administração directa, tais como, a drenagem de águas pluviais, a limpeza (já em curso) e construção de novos aquedutos, bem como, de alguns alargamentos, que serão executadas pelas brigadas municipais
Os restantes trabalhos de intervenção na ER 311, nomeadamente, construção de valetas, escarificação de pavimento, remoção dos materiais não aproveitados, colocação e compactação de camadas de tout-venant nas áreas objecto desses trabalhos e a repavimentação em betuminoso (tapete) serão executados por empreitada. A intervenção a levar a cabo, vai permitir responder às necessidades, garantindo boa drenagem da via e reabilitação do pavimento.
Assim sendo, o executo municipal decidiu anular o anterior concurso e proceder à abertura de um novo procedimento para a empreitada de ‘Requalificação da ER 311 – Ligação de Cabeceiras de Basto a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’, autorizando simultaneamente, a abertura de um novo concurso público, com um valor base de 857.636 euros, tendo em vista requalificar esta via.
A execução da obra, beneficiará uma importante estrada regional, que liga não só os concelhos de Cabeceiras de Basto e de Montalegre, mas também, os distritos de Braga e de Vila Real.
De salientar que a estrada 311 é uma estrada que inicia em Fafe e termina em Boticas, atravessando os concelhos de Cabeceiras de Basto e de Montalegre. Classificada desde 2003 como estrada regional no Plano Rodoviário Nacional, a EN e ER 311, assume-se como uma via estruturante especialmente na ligação deste Município com Montalegre, uma vez que não há outra alternativa viária entre estes dois concelhos e, também, a freguesias de Vieira do Minho e de Boticas.
Trata-se por isso, da única estrada que serve o norte de Cabeceiras de Basto, que faz a ligação ao município vizinho de Montalegre e que representa um acesso privilegiado de várias freguesias do Baixo Barroso, de Boticas e de Vieira do Minho à região de Basto e ao Nó da Auto-estrada A7, localizado no Arco de Baúlhe, neste concelho.
A beneficiação desta via, garantirá assim, melhores condições de mobilidade aos seus utilizadores, mantendo igualmente as relações históricas de proximidade entre as gentes destas terras do Minho e Trás-os-Montes. É por isso, considerada pelas populações que serve, uma via elementar para o desenvolvimento local e regional, assumindo-se ainda, como fundamental no combate à interioridade e à desertificação.
Scroll