A convite da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, presidiu hoje, dia 5 de Novembro, à cerimónia de abertura das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar Terras de Basto, que decorrem nesta vila ao longo do dia.
Na cerimónia, que contou com a presença de representantes, da Associação Nacional de Protecção Civil, da Liga Portuguesa de Bombeiros, dirigentes distritais e locais, assim como de outras corporações aqui representadas por mais de duas centenas de bombeiros provindos de diversos distritos do país, o edil Cabeceirense realçou a importância deste tipo de iniciativas que trazem à nossa terra gente de vários locais para reflectir e debater temas tão actuais como pertinentes, cuja partilha de experiências levará certamente a mais conhecimentos e consequentemente a uma melhor prestação de serviços numa área tão sensível, como vital para o bem estar das pessoas.
O autarca felicitou todos aqueles que voluntariamente, num dia de Sábado, aqui se deslocaram com vontade de se aperfeiçoar, habilitar e capacitar para fazer face às situações difíceis com que se deparam no dia a dia ao serviço da comunidade. Procurar soluções, apostar na prevenção, antecipar e estudar as melhores soluções para os problemas, permitirá certamente uma intervenção mais eficaz em situações delicadas.
O Presidente realçou ainda a importância dada à comunicação e à eficiência da mesma, tendo em vista agilizar procedimentos em cenários críticos. Realçou igualmente a pertinência dos temas a bordar durante a jornada entre os quais a intervenção junto das pessoas mais fragilizadas e com mais necessidades como são os idosos e as crianças.
De referir que estas são as primeiras Jornadas organizadas nas ‘Terras de Basto’, cuja pertinência do tema escolhido, rapidamente alcançou projecção e agregou corporações não só da região, como de vários pontos do país. Ao longo do dia serão apresentadas diversas comunicações divididas em quatro painéis. ‘Terras de Basto – que futuro?’ deu início aos trabalhos e integrou representantes das seis corporações da região – Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cerva, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Salto. Seguiu-se a ‘Organização de Acidentes Graves Multivítimas’, abordado pelo orador convidado Carlos Alves, formador da Escola Nacional de Bombeiros. Após um interregno para almoço, as jornadas prosseguem durante a tarde com mais dois painéis.
A ‘Experiência de posto PEM e DAE’ será apresentada por Paulo Oliveira, Comandante do Bombeiros Voluntários de Vizela; as ‘Dificuldades do CODU – a importância do 112’, está a cargo do Dr. António Táboas, Coordenador do CODU do Porto; e a ‘Via Verde AVC’, será apresentada pela pela Drª Carla Ferreira – Médica/Serviço Neurologia do Hospital de Braga, dando assim corpo àquele que será o terceiro painel. Por sua vez, o quarto e último painel desta primeira edição das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar – Terras de Basto, abrange temas como: a ‘Prevenção em Trauma’, pela Drª Joana Magalhães e‘Trauma Idoso’, pela Drª Catarina Antunes, ambas médicas do VMER Guimarães, assim como, ‘Trauma Pediátrico’ cuja explanação estará a cargo do enfermeiro José Magalhães do SIV Terras de Basto.
A sessão de encerramento desta iniciativa ao longo da qual estes voluntários - que segundo o presidente da direcção do BVCabeceirenses anseiam um desempenho cada vez mais profissional - aprendem e ensinam para melhor servir a população, está agendada para as 17h30m, na sala multiusos do Merado Municipal.