Pavimentação em cubo avança no Cemitério Municipal de Refojos
Pavimentação do patamar inferior sul do Cemitério Municipal prevista para próximo ano
21 de outubro, 2011
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, acompanhado pelo vereador Francisco Pereira e pelo presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, efectuou uma visita de trabalho ao Cemitério Municipal de Refojos, no dia 20 de Outubro, onde decorrem as obras de pavimentação em cubo no patamar superior, uma intervenção que tem como objectivo melhorar as condições de acesso aos jazigos.
De salientar que para o próximo ano está prevista a pavimentação do patamar inferior sul do Cemitério Municipal, um local que vem sendo alvo de trabalhos vários ao longo dos anos, contribuindo assim para dignificar aquele espaço localizado na freguesia sede do concelho, que nos últimos anos tem registado um aumento significativo da densidade populacional, justificando por isso, a necessidade de intervir neste cemitério municipal.
A reformulação dos arruamentos envolventes ao Cemitério Municipal de Refojos contribui também para melhorar a acessibilidade a esta necrópole, onde passam a estar definidos os locais de estacionamento, as zonas pedonais e de estar, garantindo desta forma, melhores condições no acesso aos serviços colectivos territoriais.
Em 2006, foram feitas obras de ampliação do Cemitério implicando a construção de um patamar inferior cujos trabalhos incidiram em movimentos de terra, na construção de muros em granito, na pavimentação do espaço e na construção de redes de águas pluviais para drenagem do solo.
Em 2009, foi executado o arranjo urbanístico de toda a zona envolvente ao Cemitério, onde se encontra localizado também o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros. Movimentos de terra, construção de muros, pavimentos, ajardinamentos, colocação de mobiliário urbano, construção de redes de águas pluviais e também de infra-estruturas eléctricas e desassombramento do espaço envolvente ao Cemitério de Refojos, foram valorizando e dignificando aquela zona sobranceira à vila e contribuindo para aumentar a mobilidade e as condições de segurança dos que ali passam ou se deslocam ao sepulcrário.
De referir que ali foi construído também um edifício de apoio à necrópole, onde se incluem as instalações sanitárias.
Em 2010, foram levados a cabo trabalhos quer ao nível da pavimentação do patamar central, quer ao nível do escoamento das águas pluviais.
As obras, que vêm sendo realizadas de forma faseada, têm contribuído para nobilitar não só o Cemitério, mas também a zona envolvente, requalificando o espaço e dotando-o de condições de apoio às necessidades da população.
De referir que os arranjos que vêm sendo realizados na envolvente da necrópole, representam uma nova etapa naquela zona localizada no perímetro da vila, outrora desaproveitada e que com a construção do Centro Hípico e do Centro de Educação Ambiental, ganhou uma nova dinâmica e apresenta-se hoje, como um dos locais mais procurados do concelho, seja pelos Cabeceirenses, seja pelos milhares de visitantes que durante o ano ali se deslocam para ocupar de forma salutar os seus tempos de lazer.