Mais de 1.600 parâmetros avaliados no PMAC nos últimos três meses
Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão foi implementado em 2003
13 de outubro, 2011
Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC), actualmente sob a alçada da Régie Cooperativa Basto Vida, avaliou aos seus utentes 1.634 parâmetros, entre os quais a Tensão Arterial, a Frequência Cardíaca, a Glicemia, a Espirometria (exame aos pulmões), o SPO2 (saturação do oxigénio no sangue) e o Electrocardiograma (ECG).
Implementado em 2003, o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, resulta de uma estratégia que visa a criação de serviços de proximidade à população, tendo em vista um atendimento de qualidade, uma melhoria do acesso a um serviço social integrado, uma divulgação de informação que promova a cidadania e a participação dos cidadãos, bem como a aproximação de uma equipa dinâmica às comunidades, estando atenta à sua vivência, designadamente aos grupos vulneráveis da sociedade, como sejam crianças, idosos, desempregados de longa duração e mulheres.
O PMAC tem como principal objectivo apoiar as populações dos lugares mais isolados e distantes da sede do concelho, com maior percentagem de população idosa, onde o acesso aos serviços públicos é dificultado pelos vários factores, próprios das características de interior e ruralidade de Cabeceiras de Basto.
De salientar que no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão são efectuados Cuidados de Saúde Primários (administração de injectáveis e tratamento de feridas) e rastreios vários, beneficiando ainda do serviço de Telemedicina, que prevê a realização de actos médicos à distância (Internet) através de equipamentos tecnológicos de última geração. No PMAC, os utentes podem também efectuar a marcação de consultas médicas.
Neste importante serviço criado pela Câmara Municipal, os munícipes podem igualmente proceder ao pagamento das facturas de electricidade, telefone e água, assim como efectuar requerimentos e reclamações diversas.