Grandiosa Procissão sai à rua com 27 andores e centenas de figurados
Festas/Feira de S. Miguel de Refojos encerram dia 30 de Setembro
29 de setembro, 2011
Vinte e sete andores e centenas de figurados deram hoje, dia 29 de Setembro, corpo à majestosa procissão em honra do Arcanjo S. Miguel. Milhares de devotos associaram-se à manifestação religiosa, que percorreu as ruas desta vila Cabeceirense, ponto alto das Festas do concelho a decorrer desde o dia 20 de Setembro.
Uma verdadeira enchente de pessoas perfilaram-se por isso, ao longo das ruas para assistir a este importante cortejo religioso, que é uma referência nas terras de Basto e no Norte do País.
A jornada começou cedo com arruadas de bombos a percorrer os principais locais desta vila, convidando, como é tradição os romeiros para a festa. Entretanto, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, celebrava-se a Missa Solene em Honra do Padroeiro, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que atraiu àquele templo centenas de fiéis, que puderam também ouvir tocar o órgão de tubos, datado de 1770, agora recuperado e cujo toque foi possível ouvir durante a eucaristia.
O programa festivo prosseguiu à tarde com a entrada das Bandas de Música de Cabeceiras de Basto e de Gueifães, da Maia, que desta forma se apresentaram aos autarcas, bem como ao numeroso público presente na Praça da República. Enquanto isso, centenas de pessoas esperavam junto ao Posto de Turismo Municipal, o resultado do Sorteio de S. Miguel, importante fonte de receita destas festividades, cujo primeiro prémio foi um automóvel.
A entrada da Fanfarra dos Bombeiros Cabeceirenses na Praça assinalou o início da Procissão que além dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, respectivamente Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, dos vereadores, do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, dos responsáveis pela Comissão de Festas, esteve também presente o Presidente do Município de Neuville-Sûr-Saône, de França, Jean-Claude Ollivier, terra com a qual Cabeceiras de Basto se encontra geminada há mais de uma década.
A jornada continua pela noite dentro com o tradicional concerto das Bandas Filarmónias que, ao despique, vão interpretar diversos temas, clássicos e populares, bem do agrado das gentes destas terras.
Por sua vez, a XXXV Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, fecha hoje ao público, registando a adesão de milhares de visitantes. Um certame de referência que agregou mais de uma centena de expositores do concelho, mas também de outros pontos do país, que desde o dia 23 de Setembro, dinamizam um importante palco de “negócios” em diferentes ramos.
De referir ainda que dezenas de milhar de forasteiros deslocaram-se ontem à noite a Cabeceiras de Basto, para participar na animação tradicional que antecedeu o Dia do Município. Milhares de jovens associaram-se à festa com grande entusiasmo. Depois da noite de arraial com a ronda das concertinas, que juntou variados grupos do concelho em diferentes locais da vila, o numeroso público concentrou-se no Parque do Mosteiro para participar no espectáculo com o artista popular Quim Barreiros.
A população em geral e os jovens em particular, cantaram, dançaram e aplaudiram o artista, que lhes dedicou várias músicas. O grande espectáculo de pirotecnia foi também efusivamente aplaudido pelos milhares de jovens e público, em geral, que se associou às Festas de S. Miguel. A 'Noite de Estrelas', organizada pelo Contacto Futsal Clube, encerrou o dia dedicado à tradição popular.
As afamadas festas/feira de S. Miguel de Refojos encerram dia 30 de Setembro, vulgarmente designado por «dia das trocas» com a realização de uma gincana de jumentos, no Parque do Mosteiro, a partir das 14 horas e a actuação da Banda Sabor na Praça da República.