Conteúdo

Agro-Basto abriu ao público

Certame decorre até 29 de Setembro

23 de setembro, 2011
Agro-Basto abriu ao público
A Agro-Basto – Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, abriu hoje, dia 23 de Setembro, as suas portas, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que se fez acompanhar pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, autarcas, autoridades locais, entidades regionais, demais convidados e população em geral que na oportunidade visitaram o certame onde participam mais de uma centena de expositores provindos do concelho, da região e de outros pontos do país.
Uma iniciativa relevante, com trinta e cinco anos de existência e cuja realização tem procurado ao longo dos anos adaptar-se às novas realidades sócio-económicas. Esta é também, uma mostra do trabalho que tem sido feito em prol do desenvolvimento rural, contrariando dificuldades e projectando o concelho no contexto regional e nacional. Gerar dinâmicas sócio-económicas no território, capazes de envolver a população e conduzir ao bem estar social, é também um dos desideratos deste executivo municipal que tem vindo a implementar iniciativas que incentivam o desenvolvimento em várias frentes, seja no sector agro-florestal, seja na promoção e valorização dos produtos locais, no artesanato ou no sector empresarial, que aliados à inovação e ao empreendorismo, procuram valorizar as potencialidades desta terra e rentabilizá-las em prol do seu crescimento.

O Presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto, disse estar atento às necessidades da população, procurando intervir e apoiando os diversos agentes por forma a que sejam criadas condições para fixar as pessoas, atrair investimento e combater a desertificação.

O autarca disse ainda, que este certame é uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato e que representa um momento de afirmação das capacidades e potencialidades desta região, cuja dinâmica tem sido ao longo dos anos um instrumento impulsionador da coesão destas terras e do desenvolvimento integrado da economia regional.

Na ocasião, reforçou a importância desta mostra/feira das actividades económicas de Basto, onde os expositores podem também criar uma rede de informação e contactos, procurando valorizar aquilo que são os diferentes produtos apresentados. Por fim, reafirmou a importância da ruralidade como sinónimo de riqueza, assente numa estratégia sustentável, equilibrada e integrada que permite desenvolver o concelho em todos os sectores.

Sublinhe-se que a Agro-Basto ocupa uma área de 6000m2 e distribui-se pelo espaço coberto do pavilhão multiusos e ainda uma área ao ar livre, onde estão instalados os stands das máquinas, alfaias agrícolas, veículos automóveis e espaços de exposição pecuária e da fauna da região.

Com um programa de animação sócio-cultural diversificado, este certame decorre até ao próximo dia 29 de Setembro, em Cabeceiras de Basto.
Scroll