Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Município promove ação de sensibilização ambiental junto da comunidade escolar

Promover a adoção de boas práticas no dia a dia

5 de junho, 2026
Município promove ação de sensibilização ambiental junto da comunidade escolar
O presidente da Câmara Municipal e os vereadores António Fernandes e Laura Magalhães entregaram hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, aos alunos do 1.º ciclo das escolas Pe. Dr. Joaquim Santos, Prof.ª Filomena Mesquita, Faia, Cavez e de Pedraça um flyer com o objetivo de sensibilizar as crianças e as suas famílias para as “pequenas ações” que podem gerar “grandes mudanças” no que toca à preservação do meio ambiente.
Acompanharam estas visitas aos estabelecimentos de ensino, a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e demais membros da direção do Agrupamento, coordenadores dos estabelecimentos escolares e técnicos do município.

A ação prossegue na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, na Escola Básica do Arco de Baúlhe.
O flyer informativo dirigido aos alunos tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas no dia a dia.

O flyer destaca a importância de não deitar resíduos nos esgotos, incentivando comportamentos responsáveis para evitar entupimentos e proteger o sistema de saneamento e o meio ambiente. Apela, igualmente, à poupança de água, através de pequenos gestos quotidianos, e reforça a relevância da reciclagem e da valorização dos biorresíduos, como forma de reduzir o impacto ambiental.

Com esta ação, pretende-se envolver a comunidade educativa numa maior consciencialização ambiental, incentivando hábitos sustentáveis que contribuam para a preservação dos recursos naturais e para um futuro mais equilibrado.
Scroll