Conteúdo

Cabeceiras de Basto prepara II Feira do Cavalo

Evento decorre no próximo fim-de-semana

14 de julho, 2011

O Centro Hípico de Cabeceiras de Basto acolhe nos próximos dias 23 e 24 de Julho, a segunda edição da Feira do Cavalo.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo proporcionar aos locais e a todos os visitantes o contacto com diversas modalidades equestres, assim como uma exposição/mostra de artigos relacionados com a actividade cavalar.

A feira que conta com a participação de dezenas de produtores/expositores, abre ao público no próximo Sábado, dia 23, pelas 9h00m, seguindo-se a realização do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho - prova de ensino. À tarde o programa prossegue com a Taça do Norte de Atrelagem (1ª parte) e o Campeonato Regional de Equitação de Trabalho – provas de maneabilidade, agendadas para as 15h00m e 18h00m respectivamente. A Gincana Equestre a realizar pelos alunos do Centro Hípico, pelas 19h30m,  encerra a tarde de actividades. À noite, a partir das 21h30m, o espectáculo teatral ‘Vira a Vida’ será apresentado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

No Domingo, dia 24 de Julho, derradeiro dia da II Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto, a jornada começa às 10h00m, com um Concurso Oficial de Modelo e Andamentos – Cavalos Puro Sangue Lusitano. Às 14h30m, tem início a final do Concurso de Atrelagem Taça do Norte, seguindo-se, às 17h00m, o Campeonato Regional de Equitação de Trabalho – prova de velocidade. A Feira termina com uma gincana de póneis e jumentos pevista para as 18h30m e com a cerimónia de entrega de prémios, marcada para as 19h00m.

A Feira do Cavalo é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que este ano se repete pelo segundo ano consecutivo.

O êxito alcançado na primeira edição, resulta do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Cabeceirense, em prol da valorização e da promoção das raças autóctones, quer criando condições físicas, quer dinamizando actividades ou promovendo espaços de debate, que valorizem o sector equestre. Exemplo disso foi a construção do Centro Hípico, uma mais valia para o concelho e para a região, quer em termos turísticos, quer em termos de desenvolvimento económico. Recorde-se que o cavalo, está tradicionalmente associado a esta terra de Basto e por isso têm sido desenvolvidos projectos capazes de gerar dinâmicas e potenciar quer o Centro Hípico, quer o Hipódromo Municipal, localizado na Serra do Oural, na freguesia de Abadim, deste concelho.

Para a autarquia este é um sector que pode ser uma importante fonte de atracção e de desenvolvimento do turismo local, que toca áreas como, os tempos livres, o desporto, o sector económico, social e cultural, vertentes associadas aos cavalos,  que se pretende continuar a potenciar.

Scroll