Colectividades recebem apoio
Deliberações da reunião de 22 de Junho de 2011
22 de junho, 2011
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu hoje, dia 22 de Junho, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a decisão do executivo municipal em prosseguir com o apoio a diversas colectividades tendo em vista contribuir para a realização de iniciativas em sectores tão distintos como a cultural, o desporto, a acção social, entre outros.
Actividades estas, cuja promoção, visam directa ou indirectamente o desenvolvimento, a promoção do concelho e o bem-estar da população.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu apoiar a Fundação A J Gomes da Cunha, atribuindo-lhe um montante de 9.553,20 euros, para ajudar a custear as despesas tidas com os arranjos exteriores, acessibilidades e iluminação do Lar Residencial para Pessoas Portadoras de Deficiência que aquela IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, inaugurou no final de Maio.
Uma obra de suma importância para o concelho e para a região, cuja construção vem dar resposta a uma necessidade social que há muito preocupava estas duas entidades. De referir que se trata de uma infra-estrutura, cujo investimento global ascende a 1.200.000,00 euros e para o qual a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto já havia contribuido financeiramente com o montante de 110.000,00 euros.
A sua edificação, representa por isso, uma nova valência social criada no concelho, que desenvolve a sua actividade a partir da freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e tem capacidade para albergar 24 utentes com mais de 16 anos e portadores de deficiência. A Fundação A J Gomes da Cunha possui ainda outras valências, nomeadamente, o Centro de Actividades Ocupacionais e dinamiza projectos no âmbito da formação profissional, do espaço internet, do serviço de refeição às crianças do 1º ciclo e pré-escolar e da edição de revista Periódica - Terra Nossa.
Nesta reunião, o executivo municipal decidiu ainda atribuir, um apoio financeiro de 4000,00 euros, à Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida. Um apoio que se destina às corridas de cavalo a ter lugar no próximo dia 26 de Junho de 2011, a partir das 14h30m no Hipódromo Municipal, localizado em Abadim, neste concelho. Trata-se de provas a contar para a campeonato nacional a galope e a trote, cuja ralização é factor de grande atractividade quer para os cabeceirenses, quer para o numeroso público adepto da modalidade que aqui se desloca para participar e acompanhar este evento equestre.
A Associação de Defesa dos Interesses Agrícolas, Florestais e Animais – As Chegas – receberam igualmente um apoio financeiro no valor de 1000,00 euros, no âmbito de um campeonato de ‘Chegas de Bois’ que pretende realizar. Esta é também uma forma de apoiar a dinamização de tão singular tradição que acolhe o agrado da população.
À Associação Cultural, Recreativa, Desportiva Nuno Álvares Pereira, foi atribuido um montante de 500,00 destinado a ajudar a suportar as despesas inerentes à realização de diversas actividades constantes no plano, como são os ‘II Jogos Tradicionais’, ‘I Fim de Semana Radical’, ‘II Torneio Solteiros vs Casados’ e ‘III Desfolhada’ tradicional. A realização destas iniciativas não só contribuem para reavivar tradições, como para envolver a comunidade da freguesia em particular e a população concelhia em geral na promoção de iniciativas sócio-culturais, lúdicas e desportivas conducentes à ocupação salutar dos tempos-livres.
Ainda no que aos auxílios diz respeito, o executivo decidiu apoiar a Liga dos Combatentes – Núcleo Regional de Braga, com 375,00 euros.
Uma forma de ajudar a agremiação que integra sócios deste concelho, a suportar as despesas anuais com a realização de diversas actividades.
Por fim, a Câmara registou a missiva enviada pelo Centro de Formação de Basto agradecendo o apoio prestado no âmbito da XIV edição dos Encontros de Basto, que este ano tiveram lugar em Celorico de Basto.
Também o Pároco Daniel Cardoso Pereira enviou uma missiva agradecendo a colaboração prestada pela Autarquia Cabeceirense às paróquias que tem a seu cargo, nomeadamente, Arco de Baúlhe, Faia e Vila Nune.