Conteúdo

ADIB vence concurso de Marchas Populares

Desfile realizou-se no âmbito da Festa da Cultura e do Associativismo

20 de junho, 2011
ADIB vence concurso de Marchas Populares
A Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB) foi a grande vencedora do primeiro concurso de Marchas Populares, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, integrada na Festa da Cultura e do Associativismo, que termina hoje à noite, dia 19 de Junho.
Em segundo lugar classificou-se a Associação Recreativa de Moimenta, freguesia de Cavez, e em terceiro a Associação Janelas Abertas, freguesia de Refojos. De salientar que o primeiro classificado foi distinguido com um prémio pecuniário no valor de 250 euros.

As marchas, hino aos santos populares, atraíram ao recinto do Mercado Municipal milhares de pessoas que não quiseram perder o desfile dos nove grupos a concurso.

Entre os participantes estiveram a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), os Espaços de Convívio e Lazer (ECL) de Arco de Baúlhe, Painzela e Vila Nune, a Associação Recreativa de Riodouro, a Associação Recreativa de Moimenta (Cavez), a Associação Janelas Abertas (Refojos), a Associação Nuno Álvares de Pedraça e o Grupo Basto em Acção.

De flores na cabeça e coloridos arcos empoleirados, crianças, jovens e menos jovens deram corpo às músicas populares, onde os manjericos e os santos estiveram em destaque.

A Prof. Strela Monteiro, administradora da empresa municipal Emunibasto, o encenador Moncho Rodriguez do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso e Alexandre Teixeira, elemento da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (UsCab), integraram o júri do animado concurso.

No final, todos aplaudiram as actuações e dançaram ao som das Marchas Populares.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, que assistiu ao desfile, na tribuna, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, e pelo vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, elogiou o esforço e dedicação de todos os nove grupos participantes, desafiando-os a continuar o seu trabalho na dinamização e desenvolvimento do concelho Cabeceirense.

O autarca destacou ainda o grande envolvimento das associações neste concurso, que reuniu mais de duas centenas de participantes.

De salientar que durante o fim-de-semana subiram ao palco a Escola de Música da Banda Cabeceirense, o Grupo Folclórico de S. Nicolau e os Cavaquinhos da Raposeira.
Scroll