Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Crianças das escolas cantaram os Reis

Incentivar escolas e alunos a recolher e recriar os tradicionais Cantares dos Reis

22 de janeiro, 2026
Crianças das escolas cantaram os Reis
O Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos recebeu ontem, 21 de janeiro, o XXVI Encontro de Cantares de Reis das Escolas onde se apresentaram 14 grupos com crianças dos jardins de infância e escolas básicas de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
A escola Padre Dr. Joaquim Santos trouxe a este encontro os Cantadores, os Pastorinhos, os Magos, os Caminheiros e os Sininhos; a escola Prof.ª Filomena Mesquita os Reizinhos do Cabido, os Gaspares, os Belchiores e os Baltazares; a escola da Ferreirinha de Cavez os Cantadores da Ferreirinha; a escola do Arco de Baúlhe as Estrelinhas e os Magos Cantores do Arco; a escola de Pedraça os Pedracinhas; e o Centro Social de Cabeceiras de Basto os Pequenos Cantores.

Participaram nesta iniciativa a vereadora da Educação Inês Bastos, a diretora do Agrupamento de Escolas, Céu Caridade, a presidente da Associação de Pais, Ana Cruz, coordenadores dos estabelecimentos de ensino, representantes de Juntas de Freguesia, pais e familiares das crianças e população em geral.

Com esta iniciativa, promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto, procurou?se reviver uma tradição antiga e valorizar o património cultural local, incentivando as escolas e os seus alunos a recolher e recriar os tradicionais Cantares dos Reis.

Todos os grupos participantes receberam um prémio de participação no valor de 80 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho.
Scroll