Na sequência da previsão de descida acentuada das temperaturas máximas e mínimas até ao próximo dia 23, a Unidade de Saúde Pública (USP) da ULS Alto Ave recomenda a adoção de medidas de proteção da saúde, no âmbito do Plano Local para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2025/2026.
Como se manter quente e em segurança:
- Evite exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
- Vista-se por camadas e ajuste a roupa ao ambiente;
- Mantenha a pele hidratada.
Hidratação e alimentação que aquecem:
- Beba água regularmente e consuma sopas e bebidas quentes;
- Evite o álcool;
- Faça refeições mais frequentes e privilegie alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, evitando fritos e alimentos com gordura ou açúcar.
Atenção aos mais vulneráveis e atividade no exterior:
- Tenha atenção redobrada a pessoas idosas, doentes crónicos, crianças pequenas, trabalhadores ao ar livre e pessoas em situação de isolamento ou sem abrigo;
- No exterior, evite esforços intensos no frio, use roupa adequada e tenha cuidado com pisos escorregadios e zonas geladas para prevenir quedas.
Vacinação e contactos úteis:
- A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é uma das principais formas de proteção no inverno;
- Em caso de doença, ligue SNS 24: 808 24 24 24; em suspeita de hipotermia contacte de imediato o 112.
A Unidade de Saúde Pública (USP) da ULS Alto Ave recomenda, ainda, que a população se mantenha informada quanto às atualizações dos alertas meteorológicos e siga as orientações da Direção-Geral da Saúde, Proteção Civil e Instituto Português do Mar e da Atmosfera.