Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Vinte e cinco toneladas de resíduos recolhidas em lixeiras ilegais

Município apela à colaboração de todos para manter o concelho limpo

13 de janeiro, 2026
Vinte e cinco toneladas de resíduos recolhidas em lixeiras ilegais
O município procedeu à remoção de várias lixeiras clandestinas identificadas em diferentes zonas do concelho. A ação, permitiu recolher cerca de 25 toneladas de resíduos de diversas tipologias, incluindo monos e entulhos.
O Município de Cabeceiras de Basto disponibiliza um serviço gratuito de recolha de monos ao domicílio, mediante solicitação junto do Serviço de Atendimento Único (SAU).

Em alternativa, os cidadãos podem entregar estes resíduos diretamente no Centro de Recolha de Monos, localizado nas futuras Oficinas Municipais, na Ranha, aberto nos dias úteis das 8h30 às 13h30.

De acordo com a legislação em vigor, são proibidos o abandono de resíduos e a descarga dos mesmos em locais não licenciados para a realização de tratamento de resíduos, constituindo uma contraordenação ambiental muito grave e que está sujeita a uma coima de 20.000 a 37.500 euros, se praticado por pessoas singulares, e de 38.500 a 2.500.000 euros se pessoas coletivas. 

O município apela à colaboração de todos para manter o concelho limpo, utilizando os locais próprios para a deposição de resíduos.
Vinte e cinco toneladas de resíduos recolhidas em lixeiras ilegais
Scroll