Conteúdo

«Fantoches que contam histórias com a História» animam Dia Mundial da Criança

Iniciativa decorre em quatro sessões

31 de maio, 2011
Dia Mundial Da Criança 2010
Muita alegria e animação é o que promete o Dia Mundial da Criança em Cabeceiras de Basto. À semelhança dos anos anteriores, Câmara Municipal, através da empresa Emunibasto, assinala o Dia da Criança com o objectivo de proporcionar momentos de fantasia e magia, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças do nosso concelho.
A autarquia Cabeceirense abre as portas do Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos ao longo do dia para receber as 1230 crianças provenientes das Escolas Básicas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, bem como os alunos do Centro Social.

A iniciativa, que decorre em quatro sessões, conta este ano com a celebração teatral ‘Fantoches que contam histórias com a História’, um espectáculo da responsabilidade do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.

No final da jornada, a organização distribuirá lanches e brindes a todos os participantes, assinalando desta forma a data que exalta os direitos da criança.

Ao festejar o Dia Mundial da Criança, de grande convívio entre as camadas mais jovens da população, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, estão também a valorizar a importância da brincadeira como contributo fundamental para o desenvolvimento da imaginação, da criação e do riso, factor de aprendizagem e de sociabilidade importante na formação da criança.

O Dia da Criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950. A ONU reconheceu, desde então, a qualquer criança, independentemente da raça, cor e sexo, o direito a amor e compreensão; alimentação; cuidados médicos; educação; protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz.

Em 1959 foi aprovada a ‘Declaração dos Direitos das Crianças’, assente em 10 princípios fundamentais, sendo que em 1989 a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a ‘Convenção sobre os Direitos da Criança’
Scroll