As Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal 2026 - Unir Cabeceiras de Basto
Um concelho mais equilibrado, competitivo e preparado para construir o futuro
26 de dezembro, 2025
As Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal 2026, no valor de 30,2 milhões de euros, é o primeiro orçamento deste Executivo e marca o início de um novo ciclo de governação, assente no rigor, na responsabilidade e numa gestão financeira prudente.
A receita corrente supera a despesa corrente, permitindo gerar uma poupança de cerca de 1,5 milhões de euros, que será canalizada para investimento. O serviço da dívida representa apenas 1,6% da despesa total, refletindo equilíbrio financeiro, sustentabilidade e credibilidade.
O orçamento foi aprovado em reunião de Câmara, a 17 de dezembro, e na Assembleia Municipal de 23 de dezembro.
O desenvolvimento económico assume-se como um dos pilares estratégicos do Orçamento 2026, com uma aposta clara no alargamento das Zonas de Acolhimento Empresarial (ZAE) e na criação de uma nova ZAE, fundamentais para atrair investimento, fixar empresas, criar emprego e reforçar a competitividade de Cabeceiras de Basto.
A par do crescimento económico, o orçamento reforça o investimento em infraestruturas e requalificação do espaço público, água, saneamento, ambiente e eficiência energética, promovendo um concelho mais sustentável e preparado para os desafios futuros.
A habitação, mobilidade e ordenamento do território assumem igualmente um papel central, com medidas orientadas para melhorar a qualidade de vida, garantir maior coesão territorial e responder às necessidades reais da população.
O Orçamento 2026 reforça ainda a aposta na educação, ação social, saúde, cultura, desporto e segurança, valorizando os serviços públicos de proximidade e colocando as pessoas no centro da ação municipal.
Com 10 milhões de euros inscritos em investimento, este orçamento cria bases sólidas para um concelho mais equilibrado, competitivo e preparado para construir o futuro de Cabeceiras de Basto.