Cabeceiras de Basto celebrou o Dia Internacional dos Migrantes com a riqueza da diversidade
Comemoração reforça o empenho do município na integração, diálogo intercultural e solidariedade
19 de dezembro, 2025
Promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), realizou-se ontem, 18 de dezembro, na Casa do Tempo, a celebração do Dia Internacional dos Migrantes promovida pelo município de Cabeceiras de Basto.
A iniciativa reuniu os migrantes apoiados pelo CLAIM em momentos de partilha, testemunhos sobre integração no concelho e apresentações culturais que trouxeram ao espaço música, dança e cor.
Dinamizou-se, ainda, uma mostra gastronómica e artesanal, onde se puderam degustar sabores e conhecer tradições de diversos países — entre eles França, Espanha, Itália, Brasil, Ucrânia, Paquistão e Nicarágua — bem como produtos locais que refletem a riqueza do nosso território.
Esta comemoração reforça o empenho do município na integração, diálogo intercultural e solidariedade, promovendo o convívio e a valorização da diversidade cultural que enriquece a comunidade cabeceirense.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Teixeira, e o vereador António Fernandes marcaram presença nesta comemoração.
De entre os principais objetivos, pretende-se integrar e acolher os cidadãos migrantes; minimizar o efeito de isolamento e exclusão das comunidades migrantes; promover o convívio e partilha entre diferentes culturas; divulgar a dança, música, gastronomia e artesanato de diferentes países; e fomentar e divulgar o património local de Cabeceiras de Basto aos imigrantes, no sentido de conhecerem a nossa identidade cultural e respetiva história local.