Jornadas Internacionais debatem temáticas fundamentais
«Fundamentais para a construção de uma sociedade justa, coesa e democrática»
11 de dezembro, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Manuel Teixeira, presidiu esta manhã, 11 de dezembro, à sessão de abertura das “Jornadas Internacionais de Cabeceiras de Basto – Educação, Inclusão e Diversidade: Realidades e Desafios Futuros”, iniciativa que decorre hoje e amanhã no auditório da Casa do Tempo.
O evento dinamizado pela Basto Vida, através do CLDS 5G, em colaboração com o município de Cabeceiras de Basto e com a Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, juntou dezenas de pessoas.
A sessão de abertura contou, ainda, com as intervenções do presidente da Basto Vida, China Pereira, da representante do Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão Magalhães, Cristina Madureira, e do diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, depois de cumprimentar e enaltecer a organização destas Jornadas, disse que “as temáticas que hoje nos reúnem — educação, inclusão e diversidade — são mais do que áreas de estudo: são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa, coesa e verdadeiramente democrática”.
O programa destas jornadas “é, por si só, um testemunho dessa visão abrangente”, sublinhou o edil, realçando como destaques destes dois dias de trabalho a educação intercultural e os desafios entre igualdade e diferença; a construção de ecossistemas educativos inclusivos; o papel da arte, da música, do teatro e da animação sociocultural como ferramentas de transformação; bem como as questões fundamentais como a sexualidade na deficiência, a saúde mental, a violência de género e a inclusão de alunos surdos ou de pessoas com deficiência e incapacidade.
Desejando um “excelente trabalho” a todos, Manuel Teixeira rematou: “Cabeceiras de Basto sente orgulho em acolher esta iniciativa de dimensão internacional. Queremos afirmar o nosso concelho como um território que investe na coesão social, que valoriza as pessoas e que acredita que a diversidade é um recurso e não um obstáculo. Estas jornadas reforçam esse caminho”.
As oficinas e workshops promovidas durante a tarde de hoje representaram uma oportunidade de técnicos, investigadores e agentes sociais transformarem conhecimento em ação e de aprofundar práticas colaborativas e criativas.
Esta noite, a partir das 21 horas, no auditório da Casa da Juventude, a Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste apresenta o espetáculo “Os Músicos da Aldeia”.
Amanhã, 12 de dezembro, as Jornadas Internacionais prosseguem na Casa do Tempo com a abordagem das temáticas relacionadas com escola e comportamentos de risco; artes, criatividade, diversidade e diferença; acessibilidade, saúde e bem-estar.
A sessão de encerramento será presidida amanhã, pelas 17 horas, pelo presidente da Assembleia Municipal, Manuel Sá Nogueira, e contará ainda com as intervenções da coordenadora do CLDS 5G Cabeceiras de Basto, Carine Félix e do presidente da direção da Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, Marcelino de Sousa Lopes.
Recorde-se que são parceiros do CLDS 5G nesta iniciativa o Centro de Formação de Basto, responsável pela acreditação das Jornadas Internacionais, o Colégio S. Miguel de Refojos, a Academia de Música de Cabeceiras de Basto e a Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste.