Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto mantém «Autarquia Mais Familiarmente Responsável»

Vereadora da Coesão Social recebeu galardão em Coimbra

21 de novembro, 2025
Vereadora recebeu galardão
A vereadora Laura Magalhães recebeu quarta-feira, 19 de novembro, em Coimbra, o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, uma iniciativa do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) que pretende dar visibilidade a todas as boas práticas municipais de política de família que existem no país.
O Município de Cabeceiras de Basto recebe pelo oitavo ano consecutivo este galardão, em resultado das medidas e apoios disponibilizados às famílias e que têm como objetivo primordial a melhoria das condições de vida dos agregados familiares.

A par do conjunto de apoios que começam com o nascimento das crianças, passando pelos apoios diversificados às famílias numerosas, o Município de Cabeceiras de Basto apoia também os jovens através da atribuição de bolsas de estudo a estudantes, transporte escolar, entre outras medidas, o que reflete a preocupação da Câmara Municipal com as pessoas e com as suas reais necessidades.

Em 2025, o Município de Cabeceiras de Basto apontou como Medida Inovadora a implementação do “Projeto Piloto Radar Social” que assenta na identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com as entidades da Rede Social do concelho. Pretende, ainda, georreferenciar recursos, respostas e soluções, promovendo a participação e a sustentabilidade do território, a partir da rede de parceiros locais.

De salientar que esta 17.ª edição do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável” ficou marcada pela introdução de algumas novidades, designadamente a imagem da bandeira, que passou a ser personalizada, bem como a periodicidade do inquérito que passou a ser bienal. Esta alteração trouxe consigo a implementação da “Medida Inovadora” para projetos nas áreas da educação, ação social e cultura, o que vigorará em anos de interregno do inquérito.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde estiveram presentes, para além de dezenas de autarcas e técnicos de municípios galardoados, a presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Rita Correia; a representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Maria do Rosário Carneiro; o vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Calvão da Silva; o diretor da FEUC, João de Oliveira Mendes; e o representante da Fundação Millennium BCP, mecenas do projeto, Fernando Santos.

A 18.ª edição do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável” receberá candidaturas de fevereiro a abril de 2027, o que significa que em 2026 estará em vigor a Medida Inovadora, cujas candidaturas ocorrerão no mês de maio do próximo ano.
Scroll