Câmara Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de José Gonçalves Lopes
"(...) a Câmara Municipal expressa as mais sinceras condolências, associando-se à dor da sua perda (...)"
17 de novembro, 2025
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, na sua última reunião, do passado dia 14 de novembro, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento de José Gonçalves Lopes, antigo autarca da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto.
O Voto de Pesar apresenta o seguinte teor:
“Faleceu no dia 10 de novembro de 2025, aos 78 anos de idade, o Sr. José Gonçalves Lopes, antigo autarca da Assembleia de Freguesia de Refojos de Basto e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto.
Natural da freguesia de Vilar de Cunhas, deste concelho, José Gonçalves Lopes, cedo deixou a sua terra Natal - a Uz - para estudar no Seminário que mais tarde viria a abandonar.
Posteriormente ingressou no Exército onde foi oficial miliciano e ocupou o posto de Capitão. Neste posto de Capitão do Exército, esteve na Guerra Colonial em África. Atualmente colaborava com o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes.
De regresso a Cabeceiras de Basto, onde residiu a maior parte da vida, foi um dedicado chefe de serviços na antiga empresa 'Rodoviária Nacional', atividade profissional que conciliava com a intervenção cívica e política.
Durante oito mandatos (1985-1989; 1989-1993; 1993-1997; 1997-2001; 2001-2005; 2005-2009; 2017-2021; 2021-2025), fez parte da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, exercendo as funções que lhe estavam atribuídas de forma participada e empenhada, sempre comprometido com os valores em que acreditava para a defesa da população de Cabeceiras de Basto.
José Gonçalves Lopes foi também membro da Assembleia de Freguesia de Refojos de Basto nos mandatos de 1976-1979, 1982-1985, 1985-1989 e 1993-1997.
Ao longo de 40 anos de vida pública, foi um autarca dedicado, contribuindo com a sua ação para o debate político/partidário e, consequentemente, para o desenvolvimento do nosso concelho.
Foi um destacado dirigente do Partido Socialista local, membro da Comissão Política Distrital e militante de base sempre disponível, imbuído dos valores Abril e do socialismo em liberdade.
Foi Presidente da Comissão de Festas de S. Miguel e um colaborador ativo do movimento associativo cabeceirense.
Durante vários anos exerceu funções de adjunto, no Gabinete de Apoio Político na Câmara Municipal, à data presidida pelo Eng.º Joaquim Barroso de Almeida Barreto.
Foi ainda colaborador da empresa municipal EMUNIBASTO, procurando desempenhar sempre as funções atribuídas, em prol do serviço público.
Ao longo da sua vida o sr. José Gonçalves Lopes colaborou também, ativamente com a imprensa local, distinguindo-se na 'Rádio Basto' no final dos anos oitenta, onde dinamizou o programa 'Sons da Aldeia', emitido na frequência 96.2FM aos domingos de manhã, um espaço de divulgação das freguesias de Cabeceiras de Basto, no âmbito do qual convidava para o efeito, representantes das diversas freguesias e do movimento associativo. Teve ainda, um importante papel na imprensa escrita local com quem colaborou ao longo de vários anos. Atualmente desempenhava o cargo de diretor do Jornal Ecos de Basto.
Era um cidadão ativo na sociedade, conhecido e reconhecido pela comunidade cabeceirense.
José Gonçalves Lopes, era um homem culto, interventivo e combativo. Era um homem de convicções firmes e respeitado pelos seus conterrâneos.
A sua partida deixa um vazio no seio da comunidade, mas o seu legado perdurará na memória de todos quantos com ele privaram e beneficiaram da sua ação.
À família enlutada, particularmente à sua esposa, filhos e netos, demais família e amigos, assim como ao Partido Socialista de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal expressa as mais sinceras condolências, associando-se à dor da sua perda”.