Realizou-se no passado dia 31 de outubro a primeira reunião do novo Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto.
No período antes da ordem do dia foram apresentados ao executivo municipal vários pontos informativos, nomeadamente.
- A listagem das prestações de serviços realizadas entre 6 e 12 de outubro de 2025;
- A evolução da situação financeira do Município;
- Despachos da Presidência referentes à designação do Chefe de Gabinete e de um Adjunto para o Gabinete de Apoio à Presidência, bem como a nomeação da Secretária de Apoio à Vereação;
- Um conjunto de despachos da Presidência relacionados com a organização dos serviços municipais e designações para funções de chefia e coordenação. Estas designações são provisórias e serão revistas aquando da reorganização interna dos serviços municipais, prevista para o início do próximo ano.
Foram também apresentados os balanços da atividade do Serviço Municipal de Proteção Civil (2020-2025) e do Gabinete Técnico Florestal (2015-2025), bem como o relatório de atividades da Câmara Municipal relativo ao mês de setembro de 2025.
Durante este momento, o Presidente da Câmara felicitou todos os vereadores, reconhecendo a forma correta e respeitosa como decorreu a campanha eleitoral.
Por sua vez, os vereadores do Servir Cabeceiras e do Partido Socialista felicitaram o novo Presidente e os restantes eleitos da Coligação Fazer Diferente (PPD/PSD CDS-PP), manifestando disponibilidade para cooperar, dialogar e contribuir para o desenvolvimento do concelho durante o mandato.
Nesta sessão foram analisados e aprovados vários pontos incluídos na ordem do dia, que refletem o trabalho diário da autarquia junto da comunidade.
Foram aprovados protocolos de colaboração com a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, com associações culturais e desportivas do concelho e com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, reforçando o apoio às áreas da educação, cultura, saúde e participação comunitária.
Foi aprovada a atribuição de auxílios económicos da Ação Social Escolar para o ano letivo 2025/2026 e constituídas novas Comissões de Vistorias relacionadas com urbanização e reabilitação urbana, e analisados vários projetos de arquitetura e licenciamento que irão permitir melhorar, requalificar ou criar novas habitações e espaços no concelho.
No âmbito da área de urbanismo e planeamento, foram analisados e deliberados vários projetos de arquitetura e processos de licenciamento.
Por maioria, com votos a favor da Coligação Fazer Diferente (PPD/PSD CDS-PP) e do Grupo de Cidadãos Servir Cabeceiras, e com a abstenção do Partido Socialista, foi ainda aprovado o Regimento da Câmara Municipal para o mandato 2025-2029.
A autarquia continua a trabalhar todos os dias para unir Cabeceiras, apoiar quem cá vive e contribuir para o desenvolvimento equilibrado do concelho.