Conteúdo

Museu das Terras de Basto apresenta Memórias do Território 2011

Interessados podem ainda efectuar a sua inscrição. A participação é gratuita

6 de maio, 2011
Memórias do Território 2011
Com o título Memórias do Território 2011 vai realizar-se no Museu das Terras de Basto - Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, o primeiro Encontro de História Local. Trata-se de uma iniciativa que terá lugar nos próximos dias 19 e 20 de Maio, sob a organização da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e através da qual se pretende dar a conhecer o território em que se insere o Município Cabeceirense.
Um território é um espaço multifacetado que pode e deve ser olhado de diferentes maneiras. É precisamente esse diferente modo de olhar o todo, nas suas diversas e interligadas “parcelas”, que serve de mote para as palestras a proferir no âmbito deste evento.

Esta iniciativa começa no dia 19 de Maio, com a recepção aos participantes pelas 9h30m, seguindo-se às 10h00m, a sessão de abertura. Às 10h30m, tem início a primeira palestra subordinada ao tema ‘Vida no Campo’, tendo como orador Álvaro Domingues, geógrafo e professor da Faculdade de Arquitectura do Porto.

Após uma pausa para café, segue-se às 11h45m, a segunda palestras, desta feita com o tema ‘Notas para um inventário arqueológico de Cabeceiras de Basto’, que estará a cargo de Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa.

A terceira palestra está agendada para as 14h30m e tem por tema ‘Moinhos de Cabeceiras de Basto: Apontamentos de Conservação’. Será apresentada pela Arquitecta desta Câmara Municipal, Inês Gonçalves. Segue-se, pelas 15h15m, a apresentação do tema ‘Muros-apiários do médio Tâmega: um património a preservar, por António Pereira Dinis, investigador do CITCFEM e consultor da Câmara Municipal de Mondim de Basto. A palestra ‘A construção da Linha do Tâmega (1905-1949)’ a proferir por Ricardo Cardoso, coordenador do Serviço de Inventário da Fundação Museu Nacional Ferroviário – Amando Ginestal Machado, encerra este ciclo de cinco intervenções. O programa deste primeiro dia encerra com uma visita ao Núcleo Ferroviário, a ter lugar pelas 17h15m.

O segundo dia – 20 de Maio – será preenchido com a visita ao património das Terras de Basto. O programa começa às 9h00m, com a partida dos participantes para Mondim de Basto, onde pelas 10h00m, e sob orientação de António Pereira Dinis, será feita a observação da silha de Arjuiz. Para as 10h40m, está prevista uma visita a Pardelhas e a observação das silhas de Requeixo. A visita às Fisgas de Ermelo terá lugar pelas 11h30m.

Após um interregno para almoço, o programa prossegue durante a tarde com a partida pelas 14h15m, para a freguesia de Abadim onde, pelas 15h00m, a Arquitecta Inês Gonçalves orientará a visita a Moinhos de Rei.

Às 15h50m está ainda prevista uma visita à Torre de Abadim, encerrando assim o programa desta primeira iniciativa ‘Memórias do Território 2011 – Encontro de História Local’.

A participação é gratuita e os interessados podem ainda efectuar a sua inscrição através do mail museu.cabeceiras@mail.telepac.pt. Para mais informações podem ainda consultar o blogue http://museuterrasbasto.wordpress.com.
Scroll