Conteúdo

Um comboio do meu tamanho! Dia Internacional dos Museus

No Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe - Museu das Terras de Basto

16 de maio, 2011
Um comboio do meu tamanho!
O Museu das Terras de Basto - Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe / Fundação Museu Nacional Ferroviário, assinala no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. Trata-se de uma inciativa que visa comemorar a efeméride com um programa lúdico e pedagógico, sobretudo direccionado para as crianças e jovens.
Assim, no largo da estação, será montada uma linha onde circulará o «Vapor vivo». Trata-se de um pequeno comboio a vapor, conduzido por quem sabe, mas que vai transportar um jovem escolhido entre os muitos alunos das escolas do concelho que foram convidadas a participar. No local os jovens vão ficar a saber como funcionavam os antigos comboios a vapor que durante muitos anos circularam na linha do Tâmega.

Esta actividade conta com o apoio da APAC: Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

São várias as escolas que confirmaram a sua participação nesta jornada que é também, aberta a todos os interessados que queiram deslocar-se àquele espaço cultural do concelho para ver um pequeno comboio a vapor a funcionar.

Recorde-se que ao longo da sua existência, o Museu Terras de Basto, tem vindo a dinamizar diversas acções com o intuito de sensibilizar a população em geral, mas sobretudo as crianças e jovens para a importância do museu como parceiro pedagógico. Saudar a criatividade é assim, aposta do Museu e da Câmara Cabeceirense que garante a continuação e o desenvolvimento de novos projectos.

Ao assinalar esta data, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está por isso, a associar-se a um conjunto de actividades que se desenvolvem tanto no país como na Europa nesta data, permitindo não só a descoberta dos museus a diferentes públicos, como também, observar uma outra luz projectada por iniciativas apelativas e criativas, envolvendo a comunidade e sensibilizando as pessoas para a importância dos museus na sociedade.

Recorde-se que os Museus, enquanto instituições culturais, apresentam hoje uma programação cada vez mais dinâmica e diversificada de que se destacam as actividades pedagógicas, tecnológicas e lúdicas, que procuram ir ao encontro, sobretudo, do público mais jovem, estabelecendo formas inovadoras de diálogo entre gerações e culturas.
Trata-se por isso de uma jornada diferente, num Museu onde as pessoas contam.

De referir que desde a sua abertura ao público em 2004, o Museu das Terras de Basto registou 44860 visitantes e tem vindo a cumprir a sua missão com investigação, realização de encontros de património, renovações de exposições, serviço pedagógico/educativo, bem como, a recuperação e conservação do espólio existente e outro que foi doado, entre outras actividades agregadoras de novos públicos e consequente bem estar social e cultural.

Um trabalho já reconhecido, que em Novembro de 2005, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia, com a atribuição da menção Honrosa – melhor Museu Português.
Scroll