Conteúdo

Empresa Emunibasto apresenta Contas de 2010

Deliberações da reunião de 21 de Abril de 2011

21 de abril, 2011
Peça de teatro pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião de Câmara realizada a 21 de Abril, o executivo municipal apreciou e votou o relatório de contas apresentados pela empresa municipal Emunibasto referente ao ano 2010.

Neste âmbito, os documentos aprovados, reflectem a actividade desta empresa, nas áreas da educação, formação, cultura, desporto, ocupação dos tempos livres e turismo ao longo de 2010, desenvolvida de acordo com o Plano de Actividades e Orçamento.

O ano 2010 ficou marcado pelo aumento da quantidade e da qualidade dos serviços prestados à população, nomeadamente transportes e refeições escolares, prolongamentos de horário na educação pré-escolar, formação profissional e outros projectos, bem como, no desenvolvimento de novas acções.

Nos documentos é de salientar o seguinte ao nível de: transportes escolares - foram 1.375 os alunos transportados para os diferentes estabelecimentos de ensino; cantinas escolares - abrangeram um universo de 1.141 crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, disponibilizando o serviço de refeições para 976 crianças o que representa uma taxa de cobertura de 85,53%; actividades de enriquecimento curricular - todas as escolas do 1ºciclo foram contempladas com as Actividades de Enriquecimento Curricular, para as quais foram contratados 24 professores que leccionaram aulas de Música, Actividade Física e Desportiva, Artes Plásticas e Inglês a 764 alunos, representando uma taxa de cobertura de 100%; prolongamento de horário - esteve disponível para os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho, representando uma taxa de cobertura de 76,92%. Em 2010 este serviço foi alargado também aos JI’s de Faia e Gondarém, na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), envolvendo a contratação de 15 monitoras para assegurar o prolongamento de horário; Basto Jovem e PIEC - projectos que envolveram 1.076 destinatários, entre crianças, jovens, familiares e professores; formação profissional - no ano 2010 as acções de Educação/Formação beneficiaram 130 formandos desempregados e jovens à procura do primeiro emprego; actividade cultural - incidiu na realização de várias exposições, na dinamização das Bibliotecas Municipais, dos Espaços Internet e da Casa da Música, espaços onde foram desenvolvidas actividades sócio-culturais, recreativas e formativas diversas; Casa do Povo do Arco de Baúlhe - tem revelado grande procura por parte das populações para frequentar as diversas valências culturais, desportivas, sociais, recreativas e de lazer, mas também pelos serviços administrativos prestados pela Câmara Municipal e Junta de Fregfuesia; desporto e ocupação dos tempos livres - a Emunibasto assegurou o funcionamento dos diferentes equipamentos desportivos, educativos e de lazer, tendo em conta as reais necessidades das pessoas, destacando-se o Centro de Educação Ambiental com 20.818 visitas, o Centro Hípico com 1.101 aulas de equitação e os Pavilhões Desportivos com mais de 89.000 utilizações, bem como as Piscinas Municipais Cobertas com cerca de 26.000 entradas e as Descobertas com mais de 10.500 entradas; turismo - a gestão do Posto de Turismo, das Casas Florestais e restantes infra-estruturas permitiu conservar e manter estes edifícios e disponibilizar informação e ocupação das mesmas, promovendo o turismo patrimonial e de natureza.

Neste campo foram editados ainda os mapas das três vilas do concelho, a agenda cultural e impresso diverso material promocional.

Relativamente à situação financeira da Emunibasto, E. E. M. de referir que apresenta, no final do ano de 2010, um resultado líquido positivo de 6.141.51 €. A taxa de execução situou-se em 94% tendo sido realizadas todas as iniciativas previstas no Plano de Actividades para 2010, que contaram com a cooperação de entidades como juntas de freguesia, associações, clubes, instituições sociais, económicas e de solidariedade, assim como, grande participação popular.

Destacaram-se as iniciativas da Semana da Primavera e da Feira do Cavalo que se realizaram pela primeira vez, mas também a cooperação dada às acções desenvolvidas pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, designadamente os ateliês e espectáculos levados a efeito.
Scroll