Encontro de Cantigas da Liberdade proporcionou tarde de convívio em Cavez
Inserido nas Comemorações do 25 de Abril no concelho
18 de abril, 2011
Vinte e três grupos participaram ontem, dia 17 de Abril, no XI Encontro de Cantigas da Liberdade, um convívio que animou o Pavilhão Desportivo de Cavez ao som dos tradicionais cavaquinhos, concertinas, violas, ferrinhos, tambores, flauta e pandeiretas. A iniciativa contou com a presença de centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de reviver a emoção e o fulgor do 25 de Abril em Cabeceiras de Basto.
Pelo palco, de cravos vermelhos na mão, os grupos de jovens e menos jovens cantaram Liberdade com músicas alusivas à Revolução de 1974, numa altura em que se celebram os 37 anos do 25 de Abril.
Os cantores de intervenção foram recordados com entusiasmo pelos vinte e três grupos, entre eles a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto – ADIB; a Associação Recreativa e Cultural “Bombos da Orada”; a Junta de Freguesia da Faia; o Grupo Coral e recreativo “Os Ceifeiros de Santo André”; a Associação Recreativa de Moimenta; o Grupo Desportivo de Cavez; a Associação “Basto em Acção”; o Centro Social e Paroquial de Abadim; a ARCA – Associação Recreativa, Cultural do Arco de Baúlhe; a Universidade Sénior da Emunibasto; a Associação Recreativa, Desportiva, Cultural e Social “Os Amigos da Faia”; a Associação Desportiva Recreativa Cultural “Águias de Painzela”; a Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Riodouro; a Junta de Freguesia de Outeiro; a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Nuno Alvares de Pedraça; a Junta de Freguesia de Pedraça; o Rancho Folclórico de S. João Batista de Cavez; a Associação Janelas Abertas; a Associação Cavaquinhos da Raposeira; a Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe; a Junta de Freguesia de Painzela; a Associação de Comedores e Bebedores de Outeiro – ACBO e Associação Mútua de Basto/Norte.
Ao encontro associaram-se o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto e os presidentes de Junta de Freguesia, que aplaudiram e elogiaram as actuações de intervenção dos grupos e associações do concelho.
No final, todos participantes receberam um prémio de presença no valor de 125 euros.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Machado, agradeceu a todos os participantes e técnicos que tornaram possível este encontro, afirmando que “o 25 de Abril foi dos momentos mais bonitos e mais importantes que o país viveu na sua história”, cumprindo os “três D’s a que se comprometeu: descolonização, democratização e desenvolvimento” ao nível da educação, saúde e acção social.
“O momento é de dificuldades e também nos cabe a nós resolver os problemas de Portugal”, salientou Jorge Machado.
O vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, desafiou os participantes “a não perderem a dignidade dos nossos valores” pois “o 25 de Abril representou a refundação da nossa pátria”. E rematou: “o 25 de Abril está nos nossos corações. 25 de Abril sempre!”.
Foi com os versos da célebre canção de Zeca Afonso “Grândola vila morena, Terra da fraternidade, O povo é quem mais, Dentro de ti, ó cidade...”, com a plateia a cantar de pé, que terminou o XI Encontro de Cantigas da Liberdade em Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que integra um programa mais vasto dedicado ao 25 de Abril e que culmina nesse mesmo dia com a sessão solene da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho Cabeceirense.