Encontro de História Local cumpriu visitas ao património
Dar a conhecer a história de Cabeceiras de Basto e o seu património cultural material e imaterial
12 de maio, 2025
Depois de uma sexta-feira, 9 de maio, dedicada às comunicações de cinco prestigiados especialistas em áreas da História e do Património, no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o evento “Memórias do Território: 5.º Encontro de História Local” cumpriu no sábado, 10 de maio, o programa de visitas ao património concelhio.
De manhã, o périplo iniciou-se pela Casa de Pielas incluindo os anexos agrícolas e jardins, considerados um dos mais antigos da região de Basto. De seguida, o grupo inscrito na iniciativa deslocou-se à Igreja de Santo André de Painzela, destacando-se, nesta visita, o retábulo de São Francisco e Santo António com a árvore de Jessé. No final da manhã, a visita passou pela Quinta de Turismo Rural do Rapozinho, onde se deram a conhecer os diversos espaços.
A tarde foi passada na freguesia de Cavez, com a visita à Capela de São Bartolomeu, onde se aludiu ao conto "Como ela o amava" de Camilo Castelo Branco, à Ponte de Cavez, à Fonte do Santo e, finalmente, ao moinho que pertenceu à Casa da Ponte e que se encontra localizado abaixo da foz da Ribeira de Moimenta.
Através da realização desta iniciativa, a Câmara Municipal pretendeu dar a conhecer a história de Cabeceiras de Basto bem como o património cultural material e imaterial existente, promovendo a partilha, a ampliação e a consolidação de conhecimentos.