Reunião de preparação do DECIR 2025 realizou-se nos Paços do Concelho
Câmara Municipal continua empenhada em agir de forma articulada com todas as entidades
6 de maio, 2025
Decorreu no passado dia 28 de abril, no edifício dos Paços do Concelho, a reunião de preparação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para o ano de 2025 (DECIR 2025), na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, o vereador Fernando Basto, o Comandante e 2.º Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa e Celina Oliveira, respetivamente.
Participaram ainda a Chefe do Núcleo de Coordenação Sub-Regional de Gestão de Fogos Rurais do Ave, Manuela Freitas, o Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, Sargento-Ajudante Eduardo Gonçalves, bem como o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Luís Freitas.
A reunião teve como principais objetivos apresentar e analisar os trabalhos planeados e em curso pelas diversas entidades; identificar constrangimentos e promover soluções conjuntas; harmonizar e reforçar os procedimentos operacionais; analisar a capacidade de resposta municipal; analisar as medidas de antecipação e de apoio logístico às operações; bem como planear ações conjuntas de reconhecimento em áreas de risco.
Recorde-se que a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, no passado dia 15 de abril, o Plano Operacional Municipal (POM) de 2025, o qual visa estabelecer de forma coordenada o envolvimento das entidades intervenientes nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio para os diferentes níveis de alerta da Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Para o efeito conta com o empenhamento de cinco equipas de Sapadores Florestais, uma equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais do ICNF, uma equipa do Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR, duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e três Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) do Corpo de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, bem como de outros meios complementares de apoio ao combate adstritos às Juntas de Freguesia e às Unidades Locais de Proteção Civil.
Note-se que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua empenhada em agir de uma forma coordenada e articulada com todas as entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.