Representantes do Ministério da Educação nas CPCJ reuniram em Cabeceiras de Basto
Joaquim Barreto deu boas-vindas ao grupo de trabalho
5 de abril, 2011
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Joaquim Barreto, cumprimentou e deu as boas-vindas aos representantes do Ministério da Educação nas CPCJ’s (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) do distrito de Braga, durante a reunião de trabalho que decorreu a 5 de Abril, na sede da CPCJ de Cabeceiras de Basto.
Depois de dar os parabéns a todos pelo trabalho levado a efeito ao nível da defesa das crianças e jovens em risco, o autarca elogiou o desempenho da CPCJ de Cabeceiras, que tem realizado “um bom trabalho com uma grande dimensão humana, social e educativa”.
Realçando a dedicação e o esforço desenvolvido pela CPCJ, Joaquim Barreto referiu que “a Câmara Municipal procura dar os meios que estão ao seu alcance para que os problemas e os diferendos com as famílias possam ser ultrapassados”. E acrescentou: “na CPCJ de Cabeceiras de Basto os resultados estão à vista”.
“No seio da equipa dos técnicos que a integram vive-se um sentimento de dar as mãos e trabalhar em conjunto, o que lhes permite funcionar em grande sintonia, muitas vezes sem horários e sem limites”, sublinhou o autarca.
A presença do presidente da Câmara nesta reunião é assim “o reconhecimento pelo excelente trabalho que é feito na CPCJ, que conta com o importante contributo dos professores”.
A coordenadora distrital dos representantes da Educação (DREN) nas CPCJ, Dra. Edite Bernardo, enalteceu a forma como os Municípios reconhecem e valorizam o trabalho das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, referindo que o envolvimento da Educação é uma mais-valia para o desempenho das CPCJ’s.
“Temos conseguido alcançar o objectivo de diminuir a taxa de abandono escolar e isso deve-se ao trabalho dos professores enquanto parceiros nestas equipas multidisciplinares”, assegurou.
A presidente da CPCJ de Cabeceiras de Basto, Dra. Rosa Miranda, e a representante do Ministério da Educação nesta Comissão, Dra. Ana Celeste Vilas, mostraram-se muito satisfeitas por receber este grupo, destacando que graças ao trabalho dos professores, a acção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens sai reforçada.
Em cima da mesa estiveram a partilha de experiências e a discussão sobre o papel da Educação nas CPCJ’s, entre outros assuntos de interesse.
De salientar, ainda, que na reunião de trabalho estiveram presentes representantes de doze dos catorze Municípios do distrito de Braga.