Conteúdo

Adriana Ferreira agraciada com Voto de Louvor da Câmara Municipal

“Génio” da flauta prestigiado na Casa da Música de Cabeceiras de Basto

30 de março, 2011
Adriana Ferreira agraciada com Voto de Louvor
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reconheceu no dia 28 de Março, na Casa da Música, os sucessos alcançados pela flautista Adriana Ferreira, recentemente agraciada com o primeiro prémio do 4.º Concurso Internacional Carl Nielsen, na Dinamarca.
Texto integral da atribuição de voto de louvor

O mérito e empenho da jovem instrumentista, que se iniciou na Música aos seis anos de idade e aos nove integrou a Banda Cabeceirense, levaram a Câmara Municipal a aprovar um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo pelo êxito alcançado pela jovem ao conquistar o primeiro prémio em muitas provas de prestígio internacional. São galardões que contribuem para a promoção e valorização da música, ao mesmo tempo que reforça o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto além fronteiras.

“O esforço, dedicação e empenho são feitos notáveis que orgulham e honram todos os Cabeceirenses”, lê-se no texto da deliberação de atribuição do Voto de Louvor.

Aos 20 anos de idade e com um currículo e percurso notáveis, a Cabeceirense, natural de Refojos, soma inúmeros prémios internacionais, estando neste momento a frequentar, ao abrigo do programa Erasmus, a Escola Superior de Música Hanns Eisler de Berlim, na Alemanha. Paralelamente, está a tirar a Licenciatura em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne, em França. É bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, enalteceu aqueles que se vão distinguindo nas mais diversas áreas de intervenção e dirigindo-se à homenageada afirmou: “Adriana tens futuro e temos a certeza que vais prosseguir esse caminho. Dignificas o teu concelho, os teus professores, a tua família, mas também a Banda Cabeceirense por onde passaste com grande notoriedade”.

Mostrando-se “orgulhoso e honrado”, Joaquim Barreto elogiou a capacidade da jovem flautista “em lutar pelos seus objectivos sempre com a mesma humildade” que a caracteriza.

“Que o gesto da Câmara ao atribuir o Voto de Louvor à Adriana seja interpretado pelos jovens da Banda Cabeceirense como um estímulo”, destacou o edil, assegurando ainda que “a Banda é uma escola de formação cívica onde, para além da música, se valoriza a cidadania”.

Agradecendo a todos o Voto de Louvor, Adriana Ferreira salientou que “a música clássica devia fazer parte da formação das crianças e jovens” para a obtenção de uma educação mais rica e variada.

No final, a homenageada mostrou-se “muito satisfeita com a atribuição do prémio que vem reconhecer o trabalho realizado ao longo dos últimos anos”, sublinhando que “foi uma grande surpresa receber tal distinção” da Câmara de Cabeceiras de Basto.

“Quase nunca na música clássica são reconhecidos méritos e hoje saio daqui muito satisfeita e com vontade de continuar o meu trabalho”, adiantou.

Nas suas intervenções, o presidente da direcção da Banda Cabeceirense, Dr. Maia Ramos, e o maestro Armindo Nunes enalteceram o talento da jovem, considerando-a mesmo “um génio”.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, falou do “orgulho e prestígio” em poder associar-se a esta homenagem à jovem Adriana Ferreira, natural da sua freguesia e aos pais deixou uma palavra de alento: “continuem porque vale a pena”.

Referindo-se à graciosidade e beleza da actuação da flautista, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, garantiu: “o teu nome Adriana será reconhecido por todos os Cabeceirenses”.

De salientar que a cerimónia foi promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o apoio da Banda Cabeceirense e da Junta de Freguesia de Refojos.

Adriana Ferreira agraciada com Voto de Louvor

Scroll