Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Obra da Rotunda das Tojeirinhas concluída

Introdução de elementos que remetem para tradições e costumes da vila do Arco de Baúlhe

4 de abril, 2025
Obra da Rotunda das Tojeirinhas concluída
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto concluiu, na semana passada, a empreitada de requalificação da Rotunda das Tojeirinhas, na vila do Arco de Baúlhe.

Esta rotunda assume um papel de transição entre duas estradas de cariz nacional e entre o meio urbano e peri-urbano.
Por este motivo, e seguindo os reptos delineados aquando do estudo prévio, a solução de desenho encontrado para este caso específico trata a introdução de elementos que, de forma individual e como um conjunto, remetem para tradições e costumes da vila do Arco de Baúlhe.

As linhas simples e onduladas remetem para a simbologia presente no brasão e na ligação da vila com o elemento água, fortemente marcado pelo Rio de Ouro, e com todas as atividades a ele ligadas.

A utilização de elementos como o godo (seixo do rio) e brita azul ilustram e reforçam a ligação com a ponte (também presente no brasão) e o rio.

A presença de oliveiras pretende ilustrar a ligação local com todo o ciclo do azeite e azeitona, também ele ligado à água e ao rio.

Os desperdícios de cerâmica, bem como a escultura alusiva à indústria que a produz e trata pretendem elucidar a tradição que sempre existiu na vila arcoense relativamente a esta arte. Foi, assim, criada uma camada uniforme que permite que os elementos verticais se destaquem, criando diferentes perspetivas, consoante o local de onde se observa a rotunda.
Obra da Rotunda das Tojeirinhas concluída
Scroll