Exposição de meios dos Agentes de Proteção Civil no Parque do Mosteiro
Dia Mundial da Árvore e da Poesia celebrou-se no centro da vila
31 de março, 2025
Mais de 55 meios e 135 operacionais estiveram esta manhã à disposição das cerca de 1.000 crianças do Agrupamento de Escolas, Externato de S. Miguel de Refojos e do Centro Social que visitam o Parque do Mosteiro, em mais uma grande iniciativa integrada no âmbito da Semana da Proteção Civil e da Floresta promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
A exposição de meios dos agentes de proteção civil pretendeu mostrar à população os meios de apoio e socorro, bem como os operacionais que intervêm na proteção civil para reduzir, prevenir e apoiar nos desastres e catástrofes, mas também garantir o socorro e a segurança no dia-a-dia. Pretendeu-se, ainda, sensibilizar a comunidade escolar para a temática da proteção civil.
Participaram neste evento o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto; a Polícia Municipal; a ANEPC através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave; Força Especial de Proteção Civil – ANEPC; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Arco de Baúlhe; Guarda Nacional Republicana com a Equipa de Minas e Armadilhas, Corpo de Intervenção, Brigada de Trânsito, Equipa Cinotécnica e Escola Segura; UEPS - Unidade de Emergência de Proteção e Socorro; Regimento de Cavalaria de Braga (RC6); Força Sapadores Bombeiros Florestais – ICNF; Corpo Nacional de Agentes Florestais - CIM do Ave e ICNF; Brigada de Sapadores Florestais - CIM do Ave e ICNF; Equipas de Sapadores Florestais – Município de Cabeceiras de Basto, Órgãos Gestores de Baldios, Organizações Produtores Florestais e ICNF; Unidades Locais de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto: Abadim, Arco de Baúlhe e Vila Nune, Cabeceiras de Basto, Cavez e Riodouro.
Para além da comunidade escolar, esta iniciativa teve também como destinatários a população em geral.
Dia Mundial da Árvore e da Poesia
Paralelamente ao Dia da Proteção Civil, nesta semana celebrou-se também o Dia da Floresta que integrou as comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Poesia. Durante a manhã de hoje decorreu também, na Praça da República e no Parque Florestal, a iniciativa “Praça Encantada” com atividades de sensibilização ambiental e literária, onde participaram alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, num total de 834 crianças do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Na Praça da República visitaram a exposição de espantalhos elaborados por crianças e alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, no âmbito das AEC´s - Atividades de Enriquecimento Curricular e das AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, e ainda pelos utentes dos Espaços de Convívio e Lazer do concelho. Houve ainda atividades no atelier de expressão plástica – pinturas e palavras.
Note-se que a exposição de espantalhos reúne mais de 60 trabalhos elaborados com muita dedicação e criatividade, promovendo um ambiente festivo e de celebração da primavera, sendo que os “artistas” utilizaram materiais recicláveis e elementos naturais para criar espantalhos que refletem sua imaginação e originalidade.
A exposição de espantalhos está aberta ao público e poderá ser visitado até ao próximo dia 4 de abril.
No Parque Florestal, através do CTCMCB, as crianças participaram também em jogos dramáticos, bem como em sessões de leitura dramatizada de poemas.