A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa Emunibasto, promovem a partir de Segunda-feira, dia 21 de Março e até ao próximo Sábado, dia 26, a
Semana da Primavera e da Floresta. Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade em geral e a escolar em particular para a defesa, valorização e preservação da floresta, assim como, para as potencialidades que encerra e o seu uso múltiplo.
Esta iniciativa, que conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Regimento de Cavalaria 6, de Braga, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), visa igualmente a divulgação da fauna e da flora locais, assim como de distintos espaços naturais.
No âmbito desta Semana, que este ano integra duas componentes - a floresta e o desenvolvimento rural e a celebração da Primavera - está prevista a realização de um conjunto diversificado de acções de cariz ambiental e lúdico a desenvolver em vários locais e espaços verdes do concelho, nomeadamente no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros (CEAVM), no Centro Hípico e nos Parques ‘Floresta Verde’, em Chacim - Refojos de Basto e Vila Nune.
As diversas acções constantes do programa incidem na promoção de visitas guiadas ao CEAVM, mais precisamente ao Parque de Animais, na realização de desportos radicais (slide e escalada), na dinamização de oficinas criativas (desenvolvidas pelos alunos do curso de animação sociocultural do Externato S. Miguel de Refojos e DRAPN), nas demonstrações de equitação no Centro Hípico e na promoção de ateliers de artes plásticas.
Previstas estão também diversas plantações de árvores, podas de formação/desrama, limpeza de matos e acções de sensibilização ambiental, integradas no movimento Plantar Portugal.
No Centro Hípico estará igualmente patente ao público um exposição de espantalhos subordinada ao tema ‘Os vigilantes silenciosos’, criativamente elaborados pelos alunos das escolas.
No dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, serão ainda promovidas diversas visitas às ETARS’s de Refojos e Arco de Baúlhe.
A Semana da Primavera e da Floresta, que envolve um universo de 1 500 alunos, encerra no dia 26 de Março, Sábado, com uma acção de sensibilização e limpeza da floresta, a ter lugar no espaço do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, organizada por associações locais, tais como, Basto em Acção, Banco Local de Voluntariado e Guias de Portugal – 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto.
À noite, em plena Praça da República realiza-se, a partir das 21h30m, um espectáculo teatral intitulado ‘
Os Ditirambos contam o romance da Donzela Theodora’, encenado por Moncho Rodirgues e apresentado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.